domingo, 16 de outubro de 2011

Perebas: Shingo Munakata - Jogou aonde, fera?

Maio de 2009. O Caxias apresenta mais um reforço para a Série C. Nome? Shingo Munakata, "famoso" meia atacante, ex-F.C. Tokyo e Consadole Sapporo, com passagens pelo exterior e diversas vezes chamado por Takeshi Okada para defender a seleção japonesa. O problema é que na internet em si, não há registro algum sobre o "batizado" da vez. Diretamente de Sapporo, Shingo Munakata.


Munakata se apresenta ao Caxias em 2009 (Foto: Zero Hora)

Reza a lenda que o dito cujo começou a carreira com apenas 18 anos pelo Consadole Sapporo, em 2000, ano em que o Konsadore se sagrou campeão da J2. Munakata teria ficado lá por mais 2 temporadas. Com o rebaixamento do time em 2002, Munakata acabou deixando a equipe e seguiu para a capital, onde assinou com o F.C. Tokyo.

Munakata chegou ao F.C. Tokyo em 2003, e após uma ótima atuação (ok, qual?) foi contratado pelo Mallorca da Espanha, começando sua aventura no Velho Continente, e posteriormente, assinando com o Nürnberg da Alemanha (me engana que eu gosto). Acabou voltando em 2007 para o Consadole, e ficando por lá até 2008, ano em que foi supostamente chamado por Okada para defender a seleção.

Enfim, chegou 2009, e o Caxias em meio de tantas contratações gringas, optou também por um jogador da terra do Sol Nascente, e o contratado foi Munakata. Ali, o jogador falou das passagens pelos seus ex-clubes, de sua popularidade no Japão e de suas várias convocações para a seleção japonesa. Contudo, Munakata apenas treinou algumas semanas com a equipe e sumiu. Os únicos registros do "jogador" são algumas matérias de sua apresentação no Caxias e seu artigo na wikipédia em português. O que comprova que Shingo Munakata é só mais um 171 que veio fanfarronear no nosso país, mas independente disso, mereceu esta querida matéria aqui no Futebol Nippon.


Tom Hanks interpretando Forrest Gump, filme favorito de Shingo (Foto: Free-Extras.com)


"CARREIRA"
2000-2002 Consadole Sapporo
2003 FC Tokyo
2004-2005 RCD Mallorca
2005-2006 1. FC Nurnberg
2007-2008 Consadole Sapporo
2009 SER Caxias do Sul
2010- Ninguém sabe, ninguém viu..
SELEÇÃO JAPONESA
"Já fui convocado várias vezes, apesar de não ter nenhum registro que comprove."

Morimoto revela: Quero conquistar a Europa e jogar no Brasil!

O atacante da seleção japonesa, Takayuki Morimoto, 23 anos, deixou o Calcio Catania para assinar com recém promovido, Novara Calcio, e começou a temporada 2011/2012 do Calcio, o Campeonato Italiano, com tudo! Em entrevista ao goal.com o jogador revelou alguns de seus sonhos, entre eles, conquistar a Liga dos Campeões da Europa e jogar no Brasil (!) Sim, Morimoto um dia pretende defender as cores de algum time do Brasileirão! Confira como foi o bate bola entre o goal.com e o craque do Novara:


Goal.com: Como você está se acostumando com Novara?
Takayuki Morimoto: Tudo é ótimo. Eu vim aqui para jogar, e eu estou jogando. E também estou marcando gols.

Morimoto comemora a boa forma (Foto: Goal.com)

Goal.com: Foram gols bastante importantes também, incluindo um contra o seu ex-clube, Catania. Como você se sentiu quando marcou aquele gol? Você se sentiu triste ou feliz?
TM: Bem, considerando como as coisas correram em meus últimos meses em Catania, com certeza eu estava feliz, embora eu ainda tenha um monte de amigos lá.

Goal.com: Aqui em Novara você encontrou um treinador em Attilio Tesser, que entende o seu potencial. Que tipo de chefe é ele?
TM: Eu acredito que ele é um grande treinador. Ele fala muito com os jogadores e ele é um mestre da tática. Ele sempre nos ensina coisas novas, e eu acredito que posso melhorar muito com ele.

Goal.com: Este Verão, você não teve dúvidas quando escolheu o Novara, mas há um campeonato em que um dia você gostaria de jogar? Talvez Espanha, Inglaterra, ou em outro lugar ...?
TM: Eu realmente gosto da América do Sul, por isso, mais cedo ou mais tarde, eu gostaria de jogar no Brasil. Eu gosto de sua cultura, como jogam futebol, e estou muito atraído por sua liga.

Goal.com: O que você acha de outros japoneses jogando em prestigiadas ligas europeias?
TM: Bem, eu tento acompanhar os seus jogos, eu vejo um monte deles, especialmente a Bundesliga. Estou muito feliz [que tantos japoneses estão indo bem na Europa] isso mostra que o futebol japonês melhorou muito, e é algo que no meu país, deve ser motivo de orgulho.

Goal.com: Falando em Japão, a seleção está sob o controle de um treinador italiano, Alberto Zaccheroni. Como é a sua relação com ele? Em que língua vocês se comunicam?
TM: A gente sempre fala em italiano, mesmo que eu não fale muito. Para dizer a verdade, eu não ouço o que ele fala muitas vezes! (Risos)

Goal.com: E como é sua relação com os Samurais Blues?
TM: É boa, embora eu não tenha sido chamado desta vez.

Goal.com: Você disse que você assiste um monte de jogos, você acompanha a UEFA Champions League?
TM: Com certeza.


Ambicioso, "Marémoto" quer ser campeão da Liga dos Campeões e um dia jogar no Brasil (Foto: Eurosports)

Goal.com: O que você acha do Barcelona?
TM: No momento, eles são os melhores, não há muito mais a dizer.

Goal.com: Qual é o seu objetivo para esta temporada?
TM: A principal coisa que tem prioridade sobre qualquer outra coisa é ajudar o Novara a ficar na Série A. Então eu gostaria de marcar pelo menos 10 gols na liga, mas, como eu disse, acima de tudo, o mais importante é a sobrevivência da equipe.

Goal.com: Qual é o seu maior sonho como jogador de futebol? Jogar uma Copa do Mundo? Erguer um troféu? Conte-nos...
TM: O meu sonho é vencer a UEFA Champions League.


Créditos da entrevista: Fabbrica dello Sport, Novara Calcio PR Office e Goal.com