terça-feira, 4 de outubro de 2011

Gamba Osaka segue na ponta da J-League

Faltando apenas 6 rodadas para o fim da J-League 2011, o Gamba Osaka venceu o clássico contra o Urawa Red Diamonds por 1x0 em casa, e se manteve na liderança do Campeonato Japonês. A cada rodada que passa, o time de Osaka e do craque, Yasuhito Endo, fica mais próximo do título. Porém, o caneco não está garantido, muito pelo contrário, apenas 1 ponto atrás do Gamba, o Kashiwa Reysol sonha em conquistar a J-League logo na temporada em que volta a disputar a elite do futebol japonês (o clube disputou e conquistou a J2 na última temporada), e nesta rodada, o time também venceu, batendo o Kashima Antlers num grande jogo, pelo placar mínimo, e fora de casa. Ainda brigando pelo título, mas um pouco mais atrás, estão Nagoya Grampus e Yokohama F-Marinos, que foram derrotados por Shimizu S-Pulse e Albirex Niigata, respectivamente, ambos fora de casa. Gamba, Reysol, Nagoya e Marinos não brigam apenas pelo título, mas também, pelas 3 vagas à Asian Champions League, a ACL, da próxima temporada. Já na parte de baixo da tabela, embora tenha vencido, o Avispa Fukuoka segue na lanterna da competição, e bem próximo do descenso. O Montedio Yamagata que ficou apenas no empate de 1x1 com o Jubilo Iwata, em casa, segue na zona da degola, e fechando o "Z3", está o Ventforet Kofu, que à apenas 2 pontos do Urawa Red Diamonds, ainda sonha em escapar da volta à J2, visto que veio da mesma na última temporada.

Confira agora, estes e outros destaques da 28ª rodada da J-League, que ocorreu neste fim de semana:

Gamba Osaka do craque, Yasuhito Endo, venceu mais uma, e segue líder da J-League (Foto: Reuters)

O Gamba Osaka segue na liderança do campeonato e rumo ao título e vaga na ACL. Num grande jogo, muito difícil e disputado, o time de Osaka bateu o Urawa Red Diamonds, em um dos grandes clássicos do Japão, por 1x0, com gol marcado por Lee Keun Ho. Com grandes atuações do gênio, Yasuhito Endo, que criou várias chances e deu belos passes e dribles, jogando com a habitual classe; Takahiro Futagawa, fundamental no meio campo; Lee Keun Ho, pelo gol; e Rafinha, se movimentando e dando trabalho à defesa dos Reds, o Gamba criou mais oportunidades e foi mais eficiente, conseguindo vencer pelo placar mínimo. Já os Reds, contaram com boas atuações dos jovens e excelentes, Yosuke Kashiwagi, Genki Haraguchi e Naoki Yamada, mas não conseguiram evitar a derrota do time, que segue próximo da zona da degola e ainda muito ameaçado de ser rebaixado, apenas 2 pontos à frente do Kofu, primeiro time na zona do desespero. O único ponto triste da vitória do Gamba, foi o lateral direito, que já defendeu a seleção japonesa por muitos anos, Akira Kaji, que sentiu uma lesão e deve desfalcar o Gamba por algumas semanas. Um desfalque e tanto para o time de Endo, principalmente agora, na parte mais importante e decisiva não só da J-League, mas da temporada, visto que o time de Osaka ainda está na briga na Nabisco e na Emperor.

Na cola do Gamba Osaka está o Kashiwa Reysol, que em jogo difícil, conseguiu bater fora de casa, o excelente time do Kashima Antlers, também por 1x0. O gol foi anotado por Masato Kudo, aos 31 minutos da primeira etapa. Embora o Kashima tenha jogado bem e criado boas chances, a conta da derrota pode ir para o técnico brasileiro, Oswaldo de Oliveira, que mais uma vez errou na escalação do time de Ibaraki, ao deixar Ogasawara, Shibasaki, Araiba e Yuya Osako no banco de reservas. O time criou mais chances que o Reysol, mas poucas chances de real perigo, enquanto o Reysol com força máxima e boas atuações de Leandro Domingues, Jorge Wágner e da dupla de ataque, Junya Tanaka e Kudo, - este último, que marcou o gol da vitória - venceu e segue na cola do Gamba, apenas 1 ponto atrás do time de Osaka, na zona de classificação à ACL, vice liderança, e ainda sonhando com o título. Já o Kashima, que faz campanha decepcionante, ocupa apenas a sétima posição.

Saudado pela torcida do Shimizu, Ljungberg foi um dos grandes nomes na vitória dos Magpies sobre o Nagoya (Foto: Reuters)

Completando a zona ACL, o Nagoya Grampus é o terceiro colocado, e num jogo muito bom, acabou derrotado fora de casa pelo Shimizu S-Pulse, que com grandes atuações do "Tensai" Shinji Ono, Ljungberg, Genki Omae e Toshiyuki Takagi, venceu o Nagoya por 2x0, e acreditem ou não, com certa facilidade. Uma metralhadora: Ono estava impossível, criando chances, dando belos passes, dribles e finalizando com perigo. Ljungberg em sua melhor partida desde que se juntou ao Shimizu, iniciou a jogada do 1º e deu a assistência para o 2º gol, após bela jogada, em que aplicou uma meia lua em seu adversário e cruzou para Alex marcar. Takagi deu uma canseira incrível na defesa do Nagoya. E Omae, além do primeiro gol, de cabeça, foi outro que infernizou a defesa do Grampus, que em dia ruim, principalmente pela ausência de Tulio Tanaka, não se encontrou. Uma metralhadora, porque o Shimizu finalizou 23 vezes ao gol, contra apenas 4 do Grampus. Um verdadeiro massacre dos Magpies, que merecidamente, venceram por 2x0. No entanto, não mudou muito o panorama do inconstante Shimizu, que segue na oitava posição. Já o Nagoya - que além do mérito do Shimizu, perdeu por uma fraca atuação de sua desfalcada defesa, do meio campo que não se encontrou, devido à péssimas atuações de Fujimoto e Ogawa, e do ataque que foi inexpressivo na partida, com o artilheiro, Kennedy, bem marcado, e com Tamada, que pode ser dúvida para os próximos jogos, jogando mal - se manteve na zona ACL, no 3º lugar, mas agora, à 4 pontos do líder Gamba Osaka.

Outro clube que briga pela vaga na ACL e pelo título, o Yokohama F-Marinos, também foi derrotado fora de casa, mas por 4x2 e pelo Albirex Niigata. Numa péssima apresentação do time, que sente cada vez mais a falta de seu craque e capitão, o gênio, Shunsuke Nakamura, o Marinos foi derrotado pelo Albirex, que com boa atuação do atacante, Cho Young Cheol, e de todo o time, abriu facilmente 3x0 e depois apenas administrou a vantagem, para terminar com a vitória por 4x2. Cheol, Gotoku Sakai, Michael e Bruno Lopes marcaram para o Albirex, enquanto o Marinos descontou com Kurihara e Amano. Em 4º lugar, o Marinos (que já está a 3 jogos sem vencer) está fora da zona ACL, mas à apenas 2 pontos do primeiro time na zona classificatória ao torneio continental, o Nagoya. Já em relação ao título, a situação é complicada, pois o Tricolore está à 6 pontos do líder, Gamba Osaka. O Albirex por sua vez, sem aspirações no campeonato, segue na décima terceira posição, em zona intermediária, apenas cumprindo tabela e esperando o término do torneio.

Outro clube que está sem seu craque (o que restou com as idas de Kagawa, Ienaga e Inui) Hiroshi Kiyotake, que está contundido, o Cerezo Osaka fez até um bom jogo, mas sofreu, e acabou derrotado por 2x1 pelo Vegalta Sendai fora de casa. Kodai Watanabe e Naoki Sugai marcaram para o Sendai, enquanto Rui Komatsu diminuiu para a cerejeira de Osaka. Em campanha surpreendente, mas com chances remotas de vaga na ACL, o Sendai é o quinto colocado. Já o Cerezo, em campanha mediana na J-League, e de olho na Nabisco e Emperor para salvar a temporada, é apenas o décimo primeiro.

Com grande atuação e um gol, Hisashi Jogo foi o nome da vitória do Avispa (Foto: J-League Photos)

Já na parte de baixo da tabela, o Avispa Fukuoka provou que o Omiya Ardija tem sérios problemas para vencer em casa, e derrotou o Esquilinho por 2x0, com gols de Matsuura e Jogo. A vitória (2ª seguida do time de Fukuoka) no entanto, não mudou o panorama do Avispa, que segue na lanterna e muito próximo da volta à J2, visto que o clube ainda está 11 pontos atrás do Urawa Red Diamonds, primeiro time fora da zona da degola. Já o Omiya, mesmo com uma campanha ridícula, segue à 5 pontos da zona de rebaixamento, na 14ª posição.

Penúltimo colocado, o Montedio Yamagata ficou no 1x1 com o Jubilo Iwata em casa, e é outro time que está bem próximo do rebaixamento. Shun Ito abriu o placar para os anfitriões, mas Ryoichi Maeda, aos 12min da segunda etapa, empatou o jogo para a tradicional celeste de Iwata. O resultado mantém o time de Yamagata na 17ª posição, à 8 pontos de sair da zona da degola. Já o Jubilo, apenas cumprindo tabela e pensando na Nabisco e Emperor, é o nono colocado.

E fechando a rodada, após a sequência que parecia interminável de derrotas, o Kawasaki Frontale chegou a 3 jogos invicto (2 vitórias e 1 empate) ao bater o Ventforet Kofu fora de casa por 1x0, com gol de Yu Kobayashi, e subiu para a 10ª posição, estando agora à 10 pontos da zona da degola. Com grande atuação do craque, Kengo Nakamura, que faz toda a diferença no time de Kawasaki, e também boas apresentações de Kobayashi, Koji Yamase e Juninho, o Frontale mereceu a vitória e deixou o Kofu em situação difícil. O quadro ainda é reversível, no entanto, faltando 6 rodadas para o fim do torneio, o Ventforet segue na zona de rebaixamento, à 2 pontos dos Reds, primeiro time fora da zona do desespero, mas que vive um momento melhor que o Kofu.



Resultados:

Montedio Yamagata 1x1 Jubilo Iwata

Ventforet Kofu 0x1 Kawasaki Frontale

Sanfrecce Hiroshima 1x0 Vissel Kobe

Albirex Niigata 4x2 Yokohama F-Marinos

Omiya Ardija 0x2 Avispa Fukuoka

Kashima Antlers 0x1 Kashiwa Reysol

Shimizu S-Pulse 2x0 Nagoya Grampus

Vegalta Sendai 2x1 Cerezo Osaka

Gamba Osaka 1x0 Urawa Red Diamonds



Classificação:

1-Gamba Osaka.....................57 pts

2-Kashiwa Reysol................56 pts

3-Nagoya Grampus.............53 pts

4-Yokohama F-Marinos.........51 pts

5-Vegalta Sendai..............47 pts

6-Sanfrecce Hiroshima...........42 pts

7-Kashima Antlers..........41 pts

8-Shimizu S-Pulse.............40 pts

9-Jubilo Iwata.................. 38 pts

10-Kawasaki Frontale............37 pts

11-Cerezo Osaka................36 pts

12-Vissel Kobe...............35 pts

13-Albirex Niigata..............32 pts

14-Omiya Ardija...............32 pts

15-Urawa Red Diamonds............29 pts

16-Ventforet Kofu...................27 pts

17-Montedio Yamagata.................21 pts

18-Avispa Fukuoka......................18 pts


Zona de classificação à Asian Champions League

Zona de rebaixamento



Artilharia:

15 Gols:

Joshua Kennedy - Nagoya Grampus

14 Gols:

Mike Havenaar - Ventforet Kofu

13 Gols:

Tadanari Lee - Sanfrecce Hiroshima

Nenhum comentário:

Postar um comentário