quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Perebas: Mana Nakao - Um zagueiro duro... de assistir!

Nos últimos anos, o Japão revelou uma boa safra de zagueiros para o cenário nacional e mundial. Mas isso não importa muito, até porque o homenageado desta matéria com certeza NÃO fez parte desta boa safra. Sim, estamos falando do japonês negro, Mana Nakao!

Nakao em 2008 (Foto: Zweigen Kanazawa Official Website)

Em 2005, o Sanfrecce Hiroshima assinou com um jogador do Momoyama High School, e seu nome: MANA Nakao. Aí vocês perguntam: Por que MANA, com letras maiúsculas? Simplesmente porque Mana é nome feminino no Japão! É como se fosse você ter seu filho e colocasse nele, o nome de Carolina, Marcela, Joana ou Bianca... Mana que sabe jogar futebol mesmo é a Iwabuchi, das Nadeshikos! Engraçado que jogador de dupla cidadania no Japão tem tendência a não ser um dos melhores tecnicamente, exemplos de Robert Cullen, Eugene Killoran (este se aposentou sem jogar uma partida), Erikison Noguchi Pinto, Jun Marques Davidson, Dan Howbert, etc.. E pensar que outros "gringos" como Mike Havenaar, Tadanari Lee, Junnosuke Schneider, Sergio Ariel Escudero e Marcus Tulio Tanaka tiveram ou estão tendo um relativo ou grande sucesso no mundo da bola.

Com seu cabelo bagunçado e sua pele negra, Nakao ficou mais conhecido por esses fatores do que por sua "técnica". Em 2005, ele disputou uma partida da Emperor Cup e só! No fim de 2007, ano em que o Sanfrecce caiu para a J2, Mana foi dispensado pelo time. Pobre Nakao, será que não arrumaria outra equipe na carreira e acabaria por se aposentar precocemente? NÃO! Em 2008 nosso herói assinou com o Zweigen Kanazawa, na época, da Hokushin'etsu League, uma das 9 Ligas Regionais do Japão (4ª divisão) , que dão acesso para a JFL (3ª divisão), competição que o Zweigen conseguiu o acesso em 2009. Nakao foi titular em boa parte do torneio, chegando até a anotar alguns gols, mas cá entre nós... Liga Regional, até eu jogo.

Fazendo biquinho para o blog (Foto: Ameblo)

Mas novamente o destino foi cruel, injusto, feio e bobo com o nosso herói de cabelo avantajado. Com o fim da temporada de 2008, o Zweigen não renovou o contrato de Mana. Por que todos os times dispensam nossa fera? Bando de dirigentes ignorantes que não compreendem a categoria desta lenda do futebol. Só que em 2009, Nakao assinou com o Laranja Kyoto, time onde esbanja sua técnica e habilidade até os dias de hoje.
Um gentleman do futebol japonês, que quando se aposentar, será lembrado por toda a nação pela sua classe. Pegadinha do Mallandro. E para finalizar a matéria:

Vai à merda, Nakao!


CARREIRA:
2005-2007 Sanfrecce Hiroshima

2008 Zweigen Kanazawa
2009- Laranja Kyoto
SELEÇÃO JAPONESA:
NEM MORTO!!!

2 comentários: