sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Na emocionante última rodada da J2, Sagan Tosu e Consadole Sapporo garantem acesso

Com muita emoção, o que restava na J2 foi definido, e para alegria da maioria dos fãs do futebol japonês, Sagan Tosu e Consadole Sapporo garantiram as duas vagas restantes ao acesso para à J-League 2012, com o Tokushima Vortis ficando de fora. Na 38ª e última rodada da Segunda Divisão Japonesa, disputada hoje, o campeão antecipado e dono de uma das três vagas de acesso, o F.C. Tokyo, enfrentou justamente o Consadole Sapporo, e mesmo com a ressaca do título, o time da capital não aliviou, embora não tenha jogado com força total e no nível em que pode atuar. Mas o Consadole, na raça e diante de sua torcida, que empurrou o tempo inteiro, deu tudo de si e conseguiu uma emocionante vitória por 2x1, que fez o time conseguir o acesso à J-League. Já o Sagan Tosu, também conseguiu o que precisava e economizando ao máximo, empatou em 2x2 com o Roasso Kumamoto, empate que deu o vice campeonato e o acesso ao Tosu. Último time na briga, o Tokushima Vortis perdeu pênalti, mandou na bola na trave e foi castigado no final, perdendo por 1x0 para o Fagiano Okayama. Menos mal que devido ao resultado do Sapporo, mesmo em caso de vitória, o Vortis não teria conseguido o acesso.

Confira o que aconteceu de melhor na rodada da J2:

Torcida do Sapporo fez bonita festa e celebrou o acesso à J-League (Foto: J-League Photos)

O jogo era nervoso, o Consadole Sapporo precisava vencer e a torcida compareceu para empurrar o time. O já campeão e garantido na J-League, F.C. Tokyo, era o pior adversário possível para o Sapporo, que precisa vencer para garantir o acesso. E as coisas não começaram bem. O time da capital dominava a partida e criava muitas chances, enquanto o Sapporo, apostava nos contra ataques. O jogo era bem movimentado, mas nada de gols, até que aos 40 minutos, Yoshihiro Uchimura abriu o placar para o Sapporo. O Glorioso, sem interesse no jogo, com tudo já definido e pensando em 2012, após o gol relaxou, e isso foi benéfico para o Consadole, que aproveitou cochilo da defesa do time da capital para ampliar a vantagem, novamente com Uchimura, herói do acesso, aos 47 minutos de jogo. No 2º tempo, o jogo ficou morno e poucas chances foram criadas, no entanto, os 10 minutos finais foram pura emoção. Tatsuya Yazawa, aos 35, diminuiu para o F.C. Tokyo, e então, o time da capital começou a pressionar em busca do empate. Muita emoção e pressão, o Consadole nervoso em campo e perdendo chances preciosas nos contra ataques. Mas após 4 minutos de acréscimos, o árbitro apitou, enfim, pela última vez, e para choro ininterrupto de alegria de jogadores e torcedores, o Sapporo está de volta à elite do futebol nipônico.

Quem também estará na J-League em 2012, é o Sagan Tosu. O clube precisava apenas de um empate para se garantir na elite nipônica, e economizando ao máximo, foi justamente o empate que o Tosu conseguiu. Nozomi Osako e Daisuke Yano marcaram para o Roasso Kumamoto, deixando apreensiva a torcida do Sagan. Mas Ryota Hayasaka e Kosuke Kitani empataram, tranquilizando os torcedores e também fazendo festa com o acesso à J-League. O time ainda teve o artilheiro da competição, Yohei Toyoda, com 23 gols.

E a torcida que ficou triste, foi a do Tokushima Vortis. Após um 1º tempo de pressão do Vortis, com direito a bola na trave, o time teve um pênalti à seu favor logo no começo da 2ª etapa. Tokushige bateu e pela 2ª vez seguida, desperdiçou uma cobrança de penalidade máxima. O Vortis continuou pressionando, mas não conseguia o gol, e para piorar, Shingo Kukita, no último minuto, decretou a derrota do Tokushima, que chegou perto do acesso, mas não conseguiu, e para tristeza de torcedores, jogadores e clube, continua na J2 em 2012.

Em outros duelos interessantes da rodada, mas que não valiam nada do ponto de vista da tabela, os tradicionais Verdy Tokyo e Shonan Bellmare, que decepcionaram e não brigaram pelo acesso, ficaram no empate de 2x2. Hiroki Kawano e Kazunori Iio marcaram para o Verdy, enquanto Yutaka Tahara e Lucas anotaram pelo Bellmare. O JEF, que caiu de rendimento no final e se distanciou da briga pelo acesso, se despediu com vitória, batendo o Mito Hollyhock por 2x1, com gols de Masaki Fukai e Koki Yonekura. O lendário Takayuki Suzuki marcou o único gol do Mito.



Resultados:

Consadole Sapporo 2x1 F.C. Tokyo

Fagiano Okayama 1x0 Tokushima Vortis

Verdy Tokyo 2x2 Shonan Bellmare

Oita Trinita 2x2 Giravanz Kitakyushu

Gainare Tottori 2x4 Ehime FC

Kyoto Sanga F.C. 3x1 FC Gifu

Kataller Toyama 0x2 Yokohama FC

JEF United Ichihara Chiba 2x1 Mito Hollyhock

Thespa Kusatsu 4x0 Tochigi SC

Sagan Tosu 2x2 Roasso Kumamoto



Classificação Final:

1-F.C. Tokyo........77 pts

2-Sagan Tosu.........69 pts

3-Consadole Sapporo.....68 pts

4-Tokushima Vortis........65 pts

5-Verdy Tokyo.............59 pts

6-JEF United Ichihara Chiba.....58 pts

7-Kyoto Sanga F.C. .............58 pts

8-Giravanz Kitakyushu...........58 pts

9-Thespa Kusatsu..........57 pts

10-Tochigi SC...........56 pts

11-Roasso Kumamoto........51 pts

12-Oita Trinita..............50 pts

13-Fagiano Okayama............48 pts

14-Shonan Bellmare................46 pts

15-Ehime FC............44 pts

16-Kataller Toyama...........43 pts

17-Mito Hollyhock..............42 pts

18-Yokohama FC............41 pts

19-Gainare Tottori...........31 pts

20-FC Gifu............24 pts


Acesso: Garantidos na J-League 2012

Obs: Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

23 Gols:

Yohei Toyoda - Sagan Tosu

16 Gols:

Takuma Abe - Verdy Tokyo

14 Gols:

Masaki Fukai - JEF United Ichihara Chiba

Manabu Saito - Ehime FC

Nenhum comentário:

Postar um comentário