terça-feira, 8 de novembro de 2011

F.C. Tokyo ainda mais perto do título e do acesso, luta pelo G3 mais acirrada do que nunca

Faltando apenas quatro rodadas para o fim do campeonato, a J2, a segunda divisão japonesa, fica cada vez mais emocionante e perto das definições de quem sobe para a J-League e de quem levanta a taça de campeão. Na 34ª rodada, disputada neste fim de semana, o F.C. Tokyo venceu mais uma, desta vez, 2x1 sobre o tradicional Shonan Bellmare, fora de casa, num grande jogo, e a vitória, deixou o time da capital ainda mais próximo do título e, principalmente, da volta à J-League, pois nos últimos quatro jogos, o Glorioso precisa apenas de 4 pontos para garantir o acesso, ou seja, uma vitória e um empate, ou quatro empates, nos 4 jogos restantes, são suficientes para a volta do F.C. Tokyo à elite, tarefa fácil para quem lidera o campeonato há várias rodadas e já soma 20 vitórias e 8 empates em 34 jogos. Já o título, embora a cada rodada que passe, fique mais perto da capital, ainda não está tão definido e próximo do Glorioso, pois apenas 4 pontos atrás, está o Sagan Tosu, que venceu o Yokohama FC por 2x0. O Sagan ainda sonha com o caneco e já soma 15 jogos de invencibilidade na J2! Em relação ao acesso, o Tosu também está bem próximo de subir para à J-League. Quanto a última vaga restante, visto que F.C. Tokyo e Sagan Tosu devem ficar com duas das três e lutam pelo título, a briga está entre Tokushima Vortis e Consadole Sapporo, que não tiveram uma boa rodada. O Vortis acabou no empate de 2x2 em casa contra o fraco Ehime FC, enquanto o Sapporo foi derrotado pelo Verdy Tokyo por 2x1 fora de seus domínios. Com os resultados, Tokushima e Consadole somam 59 pontos cada um, com o Vortis no 3º lugar e o Sapporo no 4º. Sete pontos atrás da dupla, Verdy Tokyo e JEF United Ichihara Chiba, dois clubes com muita tradição, ainda sonham com o acesso, embora as possibilidades sejam remotas, principalmente, no caso do JEF, que já soma 6 jogos sem vitórias.

Confira agora, como foi a 34ª rodada da J2:

Ishikawa comemora mais uma vitória do F.C. Tokyo com a torcida, que viajou para acompanhar mais um triunfo do líder (Foto: F.C. Tokyo Official Site)

Em um jogo muito bom, movimentado e com muitas chances de gol, o F.C. Tokyo bateu o Shonan Bellmare por 2x1. Após uma primeira etapa sem gols, Roberto César, de cabeça, após bela jogada de Tatsuya Yazawa pela esquerda, abriu o placar. Três minutos depois, aos 30 da segunda etapa, o craque do time da capital, Naotake Hanyu, cometeu pênalti infantil, e na cobrança, Adiel empatou o jogo para o Bellmare. Mas apenas cinco minutos depois, foi a vez de Hokuto Nakamura fazer bela jogada pela direita e cruzar para Roberto César girar e marcar um belo gol, desempatando a partida e dando a vitória de 2x1 ao Glorioso. Uma bela vitória do FCT, ainda mais pelo fato do time ter jogado com muitos desfalques importantes, entre eles: Konno, Kajiyama e Tokunaga, o que fez o técnico, Okuma, ter que improvisar o talentoso meia armador ofensivo, Hanyu, de volante, junto com outra improvisação, Kohei Shimoda, mas, ao menos, Naohiro Ishikawa voltou ao time titular e teve bela atuação. Com o triunfo, o Glorioso segue na liderança da J2, bem perto do título e ainda mais perto da volta à J-League. Apenas cumprindo tabela, o Bellmare ocupa o 12º lugar.

Também perto do acesso, mas querendo tirar o eminente título do time da capital, o vice líder, Sagan Tosu, também venceu na rodada, e se manteve 4 pontos atrás do F.C. Tokyo. O time bateu em casa, o Yokohama FC da lenda, Kazu Miura, por 2x0. O artilheiro isolado da J2 com 19 gols, Yohei Toyoda, não conseguiu deixar sua marca, mas ao menos, Kim Byung Suk e Kei Ikeda fizeram o serviço, anotando os dois gols da vitória do Tosu, que agora está invicto há 15 jogos. O Yokohama FC é apenas o 18º colocado.

Torcida do Verdy ainda sonha com o acesso (Foto: WSC)

Com F.C. Tokyo e Sagan Tosu bem perto de garantir 2 das 3 vagas do acesso, apenas uma vaga para a J-League 2012 está em jogo, e os principais candidatos são Tokushima Vortis e Consadole Sapporo, no entanto, como já mencionado anteriormente, a rodada não foi das melhores para a dupla. Em casa, o Vortis não passou de um empate de 2x2 contra o fraco time do Ehime FC, e o curioso é que o time vencia a partida até os 47 minutos do segundo tempo, por 2x0! Takaaki Tokushige e Elizeu deram a vantagem de 2x0 aos donos da casa. Tudo parecia resolvido, mas a defesa do Vortis deu pane, e aos 47 minutos, Shunsuke Oyama diminuiu para o Ehime. O jogo ganhou emoção, e aos 50 minutos (!) Daiki Tamori empatou o jogo para os visitantes. Um surpreendente e inesperado empate de 2x2 em casa contra o Ehime, e para piorar, na circunstância que foi. No entanto, o Tokushima deu sorte, pois o Consadole Sapporo também "pipocou" na rodada. Enfrentando fora de casa o tradicional Verdy Tokyo, o Sapporo viu Takuma Abe abrir o placar para o time verde da capital, aos 17 minutos. Na segunda etapa, logo aos 10 minutos, o mítico, Seiichiro Maki, ampliou a vantagem do Verdy. Makoto Sunakawa ainda diminuiu para o Consadole à sete minutos do fim, mas de nada adiantou, e a vitória ficou mesmo com o time da capital. Com os resultados, Tokushima e Consadole têm o mesmo número de pontos: 59, e ocupam a 3ª e 4ª posições, respectivamente. As duas equipes prometem brigar até a última rodada pela vaga que resta para o acesso à J-League. Já o Verdy Tokyo, com 52 pontos, na 5ª posição, ainda sonha com o acesso, embora suas chances sejam muito pequenas. O Ehime FC, por sua vez, é apenas o 14º colocado.

E para fechar o resumo da rodada, o JEF United Ichihara Chiba, assim como o Verdy Tokyo, ainda sonha com o acesso, pois também soma 52 pontos, embora ocupe a 6ª posição. Porém, as coisas andam difícil para o JEF, que é outro clube tradicional que está na segunda divisão. O time tropeçou mais uma vez, desta vez, 1x1 frente o Oita Trinita, que faz campanha de figuração no campeonato. Yuichi Kubo abriu o placar para o JEF, mas Shunsuke Maeda empatou para o Oita, que é o 11º colocado. O empate manteve a série invicta, no mal sentido, do JEF, que já soma 6 jogos sem vitórias.



Resultados:

Roasso Kumamoto 1x2 Kyoto Sanga FC

Thespa Kusatsu 0x0 Kataller Toyama

Fagiano Okayama 1x2 FC Gifu

Sagan Tosu 2x0 Yokohama FC

Gainare Tottori 0x5 Tochigi SC

Mito Hollyhock 1x0 Giravanz Kitakyushu

Verdy Tokyo 2x1 Consadole Sapporo

Oita Trinita 1x1 JEF United Ichihara Chiba

Shonan Bellmare 1x2 F.C. Tokyo

Tokushima Vortis 2x2 Ehime FC



Classificação:


Obs: Os três primeiros colocados garantem acesso à J-League 2012

Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

19 Gols:

Yohei Toyoda - Sagan Tosu

16 Gols:

Takuma Abe - Verdy Tokyo

13 Gols:

Masaki Fukai - JEF United Ichihara Ciba

Nenhum comentário:

Postar um comentário