terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ao contrário do esperado, Wagner Lopes não será o técnico do Gamba em 2012; José Carlos Serrão assume

Sim, Lopes não será o técnico do Gamba em 2012. Isso não por decisão da diretoria ou não acerto, mas sim, porque o brasileiro naturalizado japonês, que defendeu a seleção japonesa na Copa de 1998, não possui a licença necessária para ser treinador no Japão. Com isso, ao invés de treinador, o ex-jogador será assistente do novo comandante do Gamba Osaka, outro brasileiro, também ex-jogador, José Carlos Serrão. O anúncio do treinador e de Lopes como assistente, foi feito pela diretoria do clube, em comunicado no site oficial do time, na noite de ontem.



Serrão será o novo técnico do Gamba Osaka, enquanto Wagner Lopes, será o assistente (Foto: Esporte Interior)

Como jogador, Serrão atuou por São Paulo, Botafogo, Joinville e Santo André, entre os anos de 1969 e 1978. O novo treinador do time de Osaka chegou inclusive, a ser relacionado por Zagallo, para a lista de convocados para a Copa do Mundo de 74, porém, devido a lesão, seguida de cirurgia, ele foi cortado. Como treinador, Serrão já acumula 28 anos de carreira e experiências. Entre vários times, os que mais se destacam são São Paulo, Santo André, Corinthians, Ceará, Paysandu e Mogi Mirim. O treinador também teve experiências no exterior, quando treinou o Suwon Bluewings, da Coreia do Sul, em 2002 e 2003, e o Pogón, da Polônia, em 2006. Os últimos trabalhos do treinador, que além dos clubes já citados, dirigiu inúmeros clubes do interior de São Paulo e outros estados, foram no Sertãozinho, entre 2009 e 2011, e no São Bento, neste ano, ambos na Série A2 do Campeonato Paulista.

Já Lopes, que originalmente seria o treinador, mas devido a burocracia da licença, será pelo menos por enquanto, o assistente, iniciou a carreira como jogador no São Paulo, depois, no Japão, defendeu o Nissan Motors (atual Yokohama F-Marinos), o Kashiwa Reysol, o Honda F.C. e o Bellmare Hiratsuka (atual Shonan Bellmare) onde ganhou destaque nacional, fazendo uma grande dupla com Hidetoshi Nakata, no começo de carreira do gênio japonês. Na época em que defendeu o Bellmare, Lopes se naturalizou japonês, foi convocado para a seleção nipônica, e defendeu os Samurais Blues na primeira Copa do Mundo disputada pelo país, em 1998, e também, na Copa América de 99, que o Japão disputou como seleção convidada. O ex-jogador ainda defendeu o Nagoya Grampus, F.C. Tokyo e Avispa Fukuoka, onde se aposentou em 2002.

Já como treinador, a experiência de Lopes se resume ao trabalho no Paulista de Jundiaí, nos últimos dois anos.

A dupla deve ser apresentada oficialmente ainda nesta semana, em entrevista coletiva a ser realizada no CT do Gamba Osaka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário