quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

J2 rocks!

Por que? Porque os dois finalistas da Copa do Imperador 2011, são clubes da J2! Hoje, nas Semifinais do que é uma "Copa do Brasil no Japão, só que mais completa", o Kyoto Sanga surpreendeu o Yokohama F-Marinos e bateu o Tricolore por 4x2 na prorrogação, após empate de 2x2 no tempo normal. A derrota acabou de forma melancólica com o ano do Marinos, que não ganha um título já faz sete temporadas e novamente passou em branco. O técnico Kazushi Kimura, um dos maiores ídolos da história do clube, foi, enfim, demitido após uma temporada decepcionante. Na outra Semifinal, o F.C. Tokyo, que foi o campeão da J2 e retornou à J-League, mas que neste ano, foi um time da J2, também bateu um time da J-League, ao vencer num bom jogo, o Cerezo Osaka por 1x0, na despedida de Levir Culpi do clube. Com os resultados, pela primeira vez na história, a Emperor Cup será decidida por dois clubes da segunda divisão, que podem coroar o ano não só com o título do torneio mais antigo e tradicional do país, mas também, ganhando uma vaga na Asian Champions League 2012. Vale lembrar que a Final será no dia 1º de janeiro, às 3h, horário de Brasília, e que o F.C. Tokyo disputa a primeira final de Emperor da história do clube, enquanto o Kyoto, que chega pela segunda vez na decisão do torneio, busca o bi-campeonato, pois foi campeão em 2002, batendo o Kashima Antlers na final.

Confira como foram os jogos:



Campeão da J2, F.C. Tokyo pode também conquistar a Emperor e disputar a ACL em 2012 (Foto: J-League Photos)

Nem pode ser chamado de surpresa a classificação do F.C. Tokyo. O time que foi campeão incontestável da J2, vive um grande momento, voltou à J-League, tem um belo time, com grandes jogadores em todas as posições e é mais completo que o Cerezo Osaka, que depende muito de Hiroshi Kiyotake. Falando do jogo, o Glorioso começou melhor que a Cerejeira de Osaka e teve oportunidades de abrir o placar, porém, não as aproveitou. Na metade da 1ª etapa, o Cerezo equilibrou as ações e levou perigo, principalmente com Kiyotake e Bando, mas também não balançou as redes. No 2º tempo, quando tudo se encaminhava para a prorrogação, aos 31 minutos, Tatsuya Yazawa, após receber passe de Lucas, anotou um golaço, colocando a bola no ângulo. No desespero, o Cerezo tentou, mas não conseguiu o empate. Bando inclusive, tentou marcar com a "Mão de Deus" de Maradona, mas a tentativa "esperta" do "Mr. Hat-Trick" foi premiada com falta para o F.C. Tokyo e cartão amarelo para o atacante. Nos acréscimos, para dar ainda mais emoção ao grande jogo que foi este, o jovem e excelente goleiro Gonda, fez uma bela defesa, garantindo a 1ª final de Emperor da história do F.C. Tokyo, que pode coroar 2011 com dois títulos e a vaga na Liga dos Campeões da Ásia. Um ano praticamente mágico para o time da capital. Já para o Cerezo, restam apenas incertezas: quem substituirá Levir Culpi? Hiroshi Kiyotake, o craque do time, vai para à Europa ou continua em Osaka? Bando realmente vai para o futebol australiano? Um ano para se esquecer.



Jogadores do Kyoto celebram a zebra e o avanço à Final (Foto: J-League Photos)

E se em uma Semifinal, não foi surpresa a vitória de um time da J2, no outro, foi uma baita surpresa. O Yokohama F-Marinos além de um time melhor, mais jogadores capazes de decidir uma partida, o gênio Shunsuke Nakamura e jogar em casa, vinha de uma classificação sobre o Nagoya Grampus, um dos melhores times e elencos do país, no entanto, o Tricolore acabou sucumbindo e protagonizando uma grande zebra. Quem deu o ar da graça foi o Kyoto Sanga F.C., que começou mal o ano, mas acabou subindo de produção - 12 vitórias nos últimos 13 jogos - e pode agora, coroar 2011 com o bi-campeonato da Copa do Imperador. Os visitantes inclusive, começaram melhor, mas quem abriu o placar foram os mandantes, com Watanabe, após belo passe de Shunsuke Nakamura. Na 2ª etapa, porém, o Kyoto virou com Kudo, em belo gol, e o brasileiro Dutra, em cobrança de falta. No desespero, o Marinos arrancou um empate aos 45 minutos, com o matador Oguro, renovando as esperanças da torcida. Mas de nada adiantou, na prorrogação, Yuya Kubo decidiu. Primeiro, ele deixou sua marca, e depois, deu a assistência para Komai fechar o caixão do Marinos. Com a surpreendente vitória, o Kyoto está pela 2ª vez em uma Final de Copa do Imperador, e busca o bi-campeonato. Quem diria, mesmo num ano que começou fraco, o Kyoto pode acabar disputando a ACL em 2012. Já para o Marinos, a derrota trouxe inúmeras consequências: o sétimo ano seguido sem títulos, e a demissão de Kazushi Kimura, um dos maiores ídolos da história do clube, mas que teve uma temporada decepcionante com o Tricolore. Resta ao Yokohama, tentar fazer um planejamento melhor para levantar algum caneco no ano que vem, até porque, o time é bom e necessita apenas de alguns reforços, principalmente na defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário