quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Em dia histórico, selecionado da J-League derrota time clássico do Milan: 2x1

Em mais um jogo de caridade às vítimas da grande tragédia que atingiu o Japão no começo do ano, as lendas da J-League bateram as lendas do Milan, em jogo beneficente realizado em Sendai agora há pouco. O selecionado de estrelas do passado da J-League derrotou as estrelas do passado do Milan pelo placar de 2 a 1. Mais de dez mil torcedores ficaram fascinados com o grande evento.

Craques como Ihara, Kazu, Fukuda, Sawanabori, Kitazawa, Narahashi, Nakanishi, entre outros, entraram em campo pela seleção local. Kazu inclusive, marcou um dos gols do time japonês. Pelo Milan, dentre outros grandes nomes, atuaram Dida, Baresi, Lentini, Serginho, Massaro e Papin.


Grande lenda do futebol, Kazu marcou um dos gols das lendas da J-League (Foto: Sanspo)

Zica interminável na seleção japonesa

Impressionante! O Japão tem mais um desfalque para os jogos pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014. Após os desfalques de Takayuki Morimoto, Keisuke Honda, Atsuto Uchida e Masahiko Inoha, os Samurais Blues tem agora, mais um desfalque para os compromissos contra a Coreia do Norte, na sexta-feira, e contra o Uzbequistão, na próxima terça-feira. O importante desfalque, é o de Kengo Nakamura, meio campista que voltava à seleção japonesa após uma longa ausência.

Kengo Nakamura (figura central na imagem), é mais um desfalque do Japão para os próximos jogos (Foto: Sanspo)










A falta de sorte impera no selecionado nipônico esta semana, e o craque teve fraturas ósseas na base do dedão do pé direito, e com isso, desfalcará o Japão nos dois jogos válidos pelas Eliminatórias. O técnico italiano dos Samurais Blues, Alberto Zaccheroni, lamentou a contusão de Kengo, que assim como Honda, já foi liberado das duas partidas, visto que não terá condições de jogo para as mesmas. Zacc esperava usar Kengo como titular, e o meio campista era convocado após meses longe da seleção. Uma pena para Kengo e os fãs, mas uma boa oportunidade que surge para Genki Haraguchi, jovem valor do Urawa Red Diamonds e uma das promessas nipônicas para o futuro próximo, que deve ser titular, segundo o próprio Zaccheroni. Em entrevista coletiva, o técnico afirmou que para suprir os desfalques, deverá usar Komano na lateral direita, improvisar Makino na esquerda, e que o novo trio ofensivo do meio campo deverá ser formado por Kagawa, Kiyotake e Haraguchi, embora também exista a possibilidade de Okazaki jogar um pouco mais recuado.

Honda não enfrenta a Coreia do Norte e Kagawa chama a responsabilidade!

Uma triste notícia para os fãs do futebol japonês. Honda está mesmo fora do jogo de abertura das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Provavelmente ficará de fora também da segunda partida. O meia e craque da seleção sentiu o joelho direito no coletivo de ontem e saiu mancando.
Na manhã de hoje foram feitos exames e o astro foi vetado para a estreia.

Honda está chateado, porém, no almoço de hoje da delegação, apoiou os companheiros com frases de entusiasmo e fica na torcida pela vitória do Japão (Foto: Sponichi)

Honda diz que está frustrado e muito triste em não poder jogar. O prazo mínimo de recuperação é de uma até duas semanas.

Por outro lado, outro gigante da seleção, o meia Shinji Kagawa, chamou a responsabilidade e prometeu para a torcida que o Japão sairá com uma vitória bem convincente de Saitama: "Honda fará falta ao time, mas quem jogar entrará para vencer, eu prometo e garanto que venceremos o jogo, eu dou minha palavra e a responsabilidade é minha" disse Shinji.

Kagawa chama a responsabilidade e promete a vitória (Foto: Sanspo)

Lembrando que a partida ocorrerá nesta sexta-feira, dia 2, mas pode ser adiada devido à um tufão que atingirá o Japão e Saitama (cidade do jogo) justamente no dia da peleja.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Honda, Uchida e Inoha viram dúvidas para a estreia

Além de ter perdido Yuto Nagatomo e Takayuki Morimoto para a estreia pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014, contra a Coreia do Norte nesta sexta-feira, o Japão agora se preocupa com mais três baixas importantíssimas na equipe. O astro Keisuke Honda sentiu o joelho direito nos treinamentos da manhã e vira dúvida para o jogo. Para piorar, o lateral Atsuto Uchida, e o defensor Masahiko Inoha, também sentiram dores musculares e se juntaram ao pelotão de lesionados do Japão.

Basta saber agora se os três conseguem se recuperar a tempo para o jogo, caso não consigam, o técnico Alberto Zaccheroni terá de improvisar Kurihara, Konno ou Makino nas laterais.

Já para Honda, a situação é mais simples, Zacc poderá optar por começar com Kashiwagi ou Kengo Nakamura no time titular, ou recuar Okazaki para fazer a função, opções que o próprio treinador observou serem prováveis em entrevista coletiva.

Com tantos jogadores machucados, Zacc está preocupado e tem dor de cabeça para montar o time na estreia (Foto: Sanspo)

Estreia nas eliminatórias pode ser adiada

O jogo entre Japão e Coreia do Norte marcado para o dia 02/09 (sexta-feira) pode ser adiado.

O maior motivo é que um tufão está previsto para atingir Tóquio, Yokohama e Saitama (local do jogo) justamente no dia em que ocorrerá a partida da primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2014.

Delegação e cartolas das duas seleções já conversaram sobre o adiamento que pode ser confirmado ainda hoje.
O presidente da JFA Junji Ogura e o defensor Yasuyuki Konno conversaram em coletiva à imprensa na manhã de hoje.

Presidente da JFA, Junji Ogura, afirmou existir a possibilidade de adiamento do jogo (Foto: AFC Official Site)











Caso aconteça mesmo, a peleja será remarcada para o dia 05/09 (segunda-feira) quando o tufão deixará o Japão.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Líderes são derrotados, mas nada muda na J2

Numa rodada estranha, com placares improváveis, os cinco primeiros colocados da J2, a segunda divisão japonesa, não tiveram resultados favoráveis na rodada deste fim de semana. O líder F.C. Tokyo, o vice líder Tokushima Vortis, o quarto JEF, e o quinto Consadole Sapporo, foram derrotados, enquanto o terceiro colocado, o Tochigi SC, empatou. A rodada foi estranha, e os resultados desfavoráveis, mas para sorte dos cinco primeiros colocados, todos permaneceram em suas posições, e continuam brigando pelo acesso à J-League. Estes e outros destaques, entre eles o golaço do meio campo de Nozaki, pelo Yokohama FC, você confere agora:

Fora de casa, o líder F.C. Tokyo acabou derrotado por 1 a 0 pelo vice lanterna Kataller Toyama, um resultado totalmente inesperado. Menos mal que o time da capital segue na ponta da J2, mas agora, o clube tem o mesmo número de pontos que o segundo colocado, Tokushima Vortis, e o terceiro, Tochigi SC. O Glorioso jogou mal, muito abaixo do que normalmente apresenta. O gol foi marcado por Kurobe, que deu a vitória da moral ao Kataller. Já o F.C. Tokyo, depende apenas de si para continuar na liderança, mas vê Tokushima e Tochigi colados, de olho na liderança. Um destaque foi Sakata, que entrou no segundo tempo, estreando pelo time da capital, mas sem brilho ou grandes jogadas.

Torcida do Kataller Toyama vibra com a zebra para cima do líder (Foto: WSC)










Nos duelos dos outros clubes que completam a ponta da tabela, o Tokushima acabou derrotado pelo Oita Trinita em casa, em outro resultado surpreendente, por 2 a 1. O JEF fora de casa, acabou perdendo para o Kyoto Sanga F.C., num bom jogo da rodada, também por 2 a 1. Já o Consadole Sapporo, que perdeu grande chance de ficar à apenas um ponto da zona de acesso, perdeu fora de casa para o Fagiano Okayama, por 1 a 0. O Tochigi, único dos cinco primeiros a não perder, ficou no 2 a 2 com o Ehime FC.

Completando a rodada, o tradicional Verdy Tokyo conquistou uma bela vitória, ao golear o Roasso Kumamoto por 5 a 2 em casa. Os gols foram marcados por Maranhão (2), Yuki Kobayashi, Hiroki Kawano e Masahiko Ichikawa para o Verdy. Song In Young e Shingo Nejime, diminuíram para o Roasso. No entanto, mesmo com a vitória, o time verde da capital é apenas o oitavo colocado, e está à nove pontos da zona de acesso. Outro clube tradicional, o Shonan Bellmare, segue com sua campanha decepcionante. Desta vez, o Bellmare ficou no 1 a 1 com o Giravanz Kitakyushu, que veio da JFL na temporada passada e é a grata surpresa da temporada. Sakamoto marcou para o Shonan, e Fukui empatou para os visitantes. O Bellmare é apenas o décimo quarto, enquanto o Giravanz, surpreendente, é o sétimo, e está à apenas 6 pontos do G3 de acesso.

Torcida do Verdy fez a festa com a goleada (Foto: Shibuya)










Fechando a rodada, destaque para o jogo entre Yokohama FC x Thespa Kusatsu. O Yokohama bateu os visitantes por 2 a 0, e crescendo no campeonato, o time de Kazu já ocupa a décima primeira posição, enquanto o Thespa, é o décimo segundo tempo. No entanto, o grande destaque da partida, foi o segundo gol. Kaio abriu o placar para os donos da casa, e no segundo tempo, aos vinte e cinco minutos, veio o golaço da rodada. O meia Yosuke Nozaki, de antes do meio campo, arriscou, e marcou um golaço, encobrindo o arqueiro adversário, Kita, com um chute de antes da meia cancha! Um belo gol, que merecidamente, foi eleito o gol da rodada!



Resultados:

Fagiano Okayama 1x0 Consadole Sapporo

Yokohama FC 2x0 Thespa Kusatsu

Verdy Tokyo 5x2 Roasso Kumamoto

FC Gifu 2x3 Gainare Tottori

Kyoto Sanga F.C. 2x1 JEF United Ichihara Chiba

Shonan Bellmare 1x1 Giravanz Kitakyushu

Kataller Toyama 1x0 F.C. Tokyo

Tokushima Vortis 1x2 Oita Trinita

Sagan Tosu 2x1 Mito Hollyhock

Ehime FC 2x2 Tochigi SC



Classificação:

Obs: Os três primeiros colocados garantem acesso à J-League 2012

Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

10 Gols:

Masaki Fukai-JEF United Ichihara Chiba

Takuma Abe-Verdy Tokyo

Manabu Saito-Ehime FC

9 Gols:

Ricardo Lobo-Tochigi SC

24ª rodada da J-League

A 24ª rodada da J-League ficou marcada pelas goleadas e pelas ótimas campanhas do líder Gamba Osaka e do Kashima Antlers. O Kashima detonou o Avispa por 6 a 0 e segue em campanha de recuperação, aos poucos vem chegando ao pelotão de elite. O Gamba mais líder do que nunca, goleou fora de casa o Vissel Kobe e continua no super embalo. E outro do pelotão de elite também goleou, o Nagoya recebeu o Kofu e destruiu os visitantes, goleando por 4 a 1.

Resultados:

Omiya Ardija 2x0 Jubilo Iwata

72’ Higashi (OMI)

76’ Watabe (OMI)

O Omiya recebeu o Iwata em casa e construiu uma vitória relâmpago no segundo tempo.

Aoss 72, Rafael recebe cruzamento na área, ele ajeita de cabeça para Higashi, ele domina, dribla dois marcadores e chuta para marcar um belo gol.

Quatro minutos depois Watabe dá um totozinho colocado e marca o segundo gol.

Com a vitória, o esquilo se afasta ainda mais da zona da degola, agora com sete pontos de vantagem.


O esquilinho traiçoeiro jogou bem e venceu
- By J-League Photos

Cerezo Osaka 3x1 Urawa Reds

48’ Yamaguchi (CER)

78' Takasaki (URD)

87’ Ogihara (CER)

90’ Shu Kurata (CER)

O Cerezo enfrentou o Urawa em casa e garantiu a vitória nos minutos finais.

Aos 48, Lopes carregou a bola até a entrada da área e apenas rolou para Yamaguchi com categoria tocar na saída do goleiro e abrir o placar para os anfitriões.

O Urawa chegou ao empate em uma linda jogada do jovem talento Haraguchi.

Ele driblou a zaga e chutou com estilo, a bola acertou a trave, o goleiro e sobrou limpa para o oportunista Takasaki no bico do gol empatar.

Mais uma vez Lopes bem posicionado e com uma boa visão de jogo decidiu um lance.

O brasileiro viu Ogihara livre, ele rolou a bola na entrada da área e o camisa 2 chutou com estilo para botar os cerejas em vantagem novamente.

O gol que matou de vez saiu aos 90 minutos e mais uma vez com Lopes( destruiu a partida toda), ele tocou por cobertura, a bola tocou caprichosamente na trave e sobrou para Shu Kurata completar para as redes.

Cerezo no fim do jogo acordou e venceu - By J-League Photos

Nagoya Grampus 4x1 Ventforet Kofu

9' Mike Havenaar (VEN)

32’ Keiji Tamada (NAG)

34’ Joshua Kennedy (NAG)

45’ e 69’ Jungo Fujimoto (NAG)

Jogando em Toyota, o Nagoya recebeu o Kofu e atropelou.

Apesar do mau começo (logo de cara aos 9 minutos Havenaar abriu o placar para os visitantes) a equipe se recuperou e virou o jogo com estilo.

Aos 32 minutos Hayuma Tanaka manda chuveirinho na área, Tamada no estilo Bruce Lee voa na área e empata a partida com um chutaço!

A virada aos 34 minutos veio aos trancos e barrancos, Ogawa toca para Burzanovic que chuta, o goleiro solta e Kennedy atropelando o goleiro marca.

O terceiro gol foi em uma bela cobrança de falta de Fujimoto, o meia da seleção chutou na gaveta sem chances para o goleiro alcançar.

O quarto gol na etapa final foi uma pintura, aos 69 Fujimoto recebeu um lançamento perfeito de Kennedy e tocou na saída do goleiro.

Apesar do começo ruim, o Nagoya aordou e goleou o Kofu - By J-League Photos

Kashima Antlers 6x0 Avispa Fukuoka

Yuzo Tashiro 19' e 88’ (KAS)

45’ e 80’ Yasushi Endo (KAS)

48’ Daiki Iwamasa (KAS)

57’ Koji Nakata (KAS)

O Kashima Antlers acordou de vez na J1, a vítima da rodada foi o lanterninha Avispa que foi destruído pelo placar de 6x0, poderia ter sido ainda maior se não fosse a boa atuação do goleiro do Avispa.

Aos 19 minutos, Nozawa fez lindo lançamento para Nozawa completar de cabeça e abrir o placar.

Ainda no primeiro tempo, Yasushi Endo fez 2x0 após passar lindamente por 3 marcadores e chutar forte e alto.

Daiki Iwamasa no começo da etapa final fez o dele, o zagueirão que é figurinah carimbada nos escanteios subiu mais alto que todo mundo e deixou a marca dele.

O veterano Koji Nakata também marcou, recebeu bom passe na área e tocou com força na saída do goleiro.

Ainda não acabou, Yasushi Endo marcou novamente, em outra bela jogada, o meia disparou na velocidade e tocou com estilo para fazer o quinto.

Para finalizar, Tashiro oportunista na área recebeu a bola livre e marcou.

Kashima Antlers deu um chega para lá na zica e destruiu o lanterninha Avispa em um banho de bola - By J-League Photos

O único 0x0 da rodada foi entre Shimizu S-Pulse e Yokohama F-Marinos em Shizuoka.

0x0 e jogo com poucas emoções e oportunidades de gol entre os gigantes japoneses - By J-League Photos

Kashiwa Reysol 3x2 Kawasaki Frontale

50' Tasaka (KAW)

54' Juninho (KAW)

61’ Kudo (REY)

73’ e 78’ Tanaka (REY)

Jogando fora de casa, o Frontale chegou a ter a vitória nas mãos, mas levou a virada e com a derrota já acumula sete fracassos seguidos.

A equipe está despencando demais na tabela e a situação já é muito preocupante.

O Kashiwa que não tem nada a ver com isso colhe os frutos da vitória, mas saiu atrás no placar, os gols só saíram na etapa final.

Aos 50 minutos Tasaka pegou um chute lindo sem pulo e abriu o placar para o Frontale.

A coisa ficou melhor ainda para os visitantes quando aos 54 minutos Juninho de fora da área ampliou o marcador.

A reação do Kashiwa não demorou muito para acontecer, aos 61 Kudo recebeu cruzmento de Hashimoto e marcou de cabeça.

Aos 73 foi a vez de Tanaka marcar, após lindo lançamento do meio campo, ele dominou a bola e fuzilou da entrada da área para igualar o jogo.

Tanaka tornou-se o herói do jogo ao fazer o tento da virada, ele recebeu na área, driblou dois zagueiros e chutou no cantinho.

O Reysol com a vitória ainda anseia o título da J1.


Kashiwa na superação vira e continua na disputa do caneco - By J-League Photos

Vegalta Sendai 2x1 Montedio Yamagata

3’ Akamine (VEG)

12’ Ryang Yong-Gi (VEG)

30' Okubo (YAM)

O Vegalta jogou em casa contra o viceo-lanterna Montedio Yamagata e novamente fez um ótimo resultado.

Logo de cara aos 3 minutos, Akamine recebeu lvire na área, dominou no peito e fuzilou para as redes.

De pênalti aos 12 minutos, Ryang fez 2x0 para os donos da casa.

Ainda na primeira etapa, também de pênalti Okubo diminuiu e ficou nisso.

Com a derrota, o time da montanha se afunda ainda mais no rebaixamento.

Vissel Kobe 0x4 Gamba Osaka

28' Takuya Takei (GAM)

55' Kim Seung-Yong (GAM)

70' Lee Keun-Ho (GAM)

90' Takahiro Futagawa (GAM)

Outro que goleou, mas fora de casa foi o Gamba Osaka.

O líder da J1 visitou o Kobe e atropelou por 4x0.

Aos 28 Takuya Takei recebeu na área e tocou na saída do goleiro parar dar alegria aos visitantes.

Os outros gol saíram apenas na etapa final, aos 55 o coreano Kim Seung-Yong recebeu lindo passe de Rafinha e ampliou a vantagem do time de Osaka.

Outro coreano, o atacante Lee Keun Ho fez o terceiro, após uma super arrancada pelo lado esquerdo, ele tocou no canto em meia altura.

Para finalizar, Takahiro Futagawa que entrara na etapa final fez o quarto gol. Ele recebeu a bola na entrada da área e chutou no canto sem chances para o goleiro do Vissel.

Com a vitória, o Gambá continua firme e forte na liderança da J1.

Gamba Osaka goleia, joga bonito e reina absoluto na J1 - By J-League Photos

Sanfrecce Hiroshima 1x0 Albirex Niigata

81’ Mujiri (SAN)

O Sanfrecce recebeu o Albirex em casa e se deu bem.

Apesar do jogo difícil e truncado, aos 36 da etapa final em uma linda jogada individual, o craque camisa 10 Mujiri acertou um belo chute e fez o gol da vitória.

Classificação:

Artilharia:

14 gols
Joshua Kennedy - Nagoya Grampus

11 gols
Keiji Tamada - Nagoaya Grampus
Lee Tadanari - Sanfrecce Hiroshima
Mike Havenaar - Ventforet Kofu

Shinji Kagawa de saída do Borussia Dortmund

O craque japonês do Borussia Dortmund, o meio campista Shinji Kagawa, de apenas 22 anos, é mais uma vez especulado em relação à mudar de clube. O craque que já foi especulado em grandes times da Europa, agora é especulado em um clube inglês, mais precisamente, o gigante Manchester United.

Possibilidade da saída de Kagawa do gigante da muralha amarela aumenta (Foto: AP Photo)










Segundo fontes e tradicionais diários esportivos ao redor do globo, entre eles o japonês "Sponichi", o jovem astro está na mira dos Red Devils, e o interesse é real. Veículos chegaram a citar inclusive, que Kagawa já poderia se mudar para os vermelhos de Manchester já em janeiro, na janela de transferências europeia de inverno.

Em contra partida, o presidente do Borussia Dortmund, Reinhard Rauball, afirmou que Kagawa não sai de Dortmund, pelo menos não antes do fim da temporada. Rauball disse que Kagawa só sai por uma quantia absurdamente alta, visto que é um jogador fundamental nos objetivos do Borussia na temporada: Bi campeonato da Bundesliga, título na DFB Pokal e grande campanha na UEFA Champions League.

Kagawa está feliz em Dortmund, mas é provável que saia logo após a Champions League, ou em janeiro, ou no fim da temporada (Foto: Soccer News Today)











Já no ponto de vista do jogador, Kagawa afirma estar feliz no BVB, mas que também quer novos desafios após a Champions League com o Borussia. Desafios como jogar na Espanha e Inglaterra. Levando em consideração esta declaração do meia, subentende-se que, em caso de eliminação precoce no maior torneio interclubes do mundo, Kagawa poderia deixar Dortmund e Alemanha. Mas a hipótese não deve se tornar verdadeira, pois o Borussia é um dos favoritos de seu grupo, muito embora, seja uma possibilidade remota, mas provável. No entanto, o certo é que, após a Champions League, Kagawa deve deixar o Borussia.

Mais uma novela da janela de transferências da Europa, e esta promete durar muito tempo... Resta apenas, esperar pelos novos capítulos.

domingo, 28 de agosto de 2011

Menos um japonês no Velho Continente

Enquanto cada vez mais jogadores japoneses vão para à Europa, outros atletas nipônicos fazem o caminho inverso. Quem fez as malas para voltar ao Japão, foi Daisuke Sakata, 28 anos, ex jogador do Aris Thessaloniki, da Grécia. Sakata volta à terra natal para defender o F.C. Tokyo, atualmente na J2, a segunda divisão japonesa.

Sakata acertou com clube da capital (Foto: F.C. Tokyo Official Site)










O meia que não vinha em seu melhor momento pelo clube grego, não renovou com o Aris, e após um mês sem clube, como free agent, acertou com o atual líder da J2.

De volta ao Japão, Sakata quer brilhar no Glorioso (Foto: Indiatimes)









Sakata que defendeu o Yokohama F-Marinos por 10 anos antes de jogar pelo Aris, acertou com o F.C. Tokyo, e terá muita concorrência no ataque do Glorioso, que já conta com os brasileiros Lucas e Roberto César, além de Suzuki, Hirayama e Takamatsu.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mais uma vez, Honda pode estar de saída

Os boatos na Rússia sobre a suposta saída do astro Keisuke Honda do CSKA Moskva voltaram a ficar fortes.

Honda está em constantes desentendimentos com o treinador Leonid Slutsky, e não está feliz com as susbstituições repentinas nos jogos. Honda tem discutido muito nos bastidores e nitidamente anda desapontado.

O grande herói da Copa do Mundo de 2010 está infeliz na Russia (Foto: FIFA.com)

Ao que tudo indica, Honda poderá sair agora em agosto ou na segunda janela de transferência europeia, que abre a partir de janeiro de 2012.

Os possíveis destinos do craque seriam clubes da Premier League (provavelmente Arsenal ou Manchester United), Bundesliga, Napoli ou Cagliari da Liga Calcio, ou até mesmo o Galatasaray da Turquia.

Morimoto e Nagatomo não jogarão a Liga Calcio neste fim de semana

Descubra o porquê em:

Japoneses garantem avanço às fases de grupos da Champions League e Europa League

Tudo bem que dois deles sequer foram relacionados para os jogos, porém, os três japoneses na Europa que tiveram jogos com seus clubes nesse meio de semana, tiveram motivos para comemorar. No meio de semana de jogos de volta dos play-off's para classificação às fases de grupos da UEFA Champions League e da UEFA Europa League, os três japoneses viram seus clubes avançarem ao Group Stage das duas principais competições do Velho Continente. Usami e Miyaichi não atuaram, mas viram Bayern e Arsenal, respectivamente, avançarem. Já Uchida, atuou pelo Schalke, e ajudou seu time a reverter a vantagem que era do HJK, e avançar à fase de grupos da Europa League.

Confira agora, maiores detalhes sobre os japoneses na Europa no meio de semana:


Nos jogos de volta dos play-off's da UEFA Champions League, o FC Bayern München de Takashi Usami, venceu o Zürich por 1 a 0, fazendo 3 a 0 no agregado, e avançando à fase de grupos, onde como você já leu, os bávaros estão no grupo de Manchester City, Napoli e Villarreal. Usami que busca seu espaço no clube, nem foi relacionado para a partida.

O Arsenal de Ryo Miyaichi também fez bonito, bateu a Udinese por 2 a 1, fazendo 3 a 1 no agregado, e garantindo à vaga na fase de grupos. Como os leitores também já foram informados em outra matéria, o Arsenal está no grupo F, ao lado do Borussia Dortmund de Shinji Kagawa, do Olympique Marseille e do Olympiakos. Miyaichi não foi relacionado para o jogo.

E fechando o meio de semana, o FC Schalke 04 de Atsuto Uchida, também pelos play-off's, mas estes da Liga Europa, reverteu a vantagem de 2 a 0 do HJK, goleando o time finlandês por 6 a 1, fazendo 6 a 3 no agregado, e avançando à fase de grupos da UEFA Europa League. Uchida que tenta retomar seu lugar como titular da equipe, começou no banco, e entrou aos trinta e três minutos do segundo tempo. Sem muito tempo em campo, Uchida teve uma boa atuação, mas não protagonizou alguma grande jogada.

Uchida celebra com Raúl, o avanço do Schalke à fase de grupos (Foto: Reuters)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sub-22 convocada para próximos desafios

Hoje, o técnico Takashi Sekizuka convocou os 23 jogadores para o Trainning Camp da seleção japonesa sub-22 em Tosu durante os dias 29 e 31 de agosto, e para o amistoso contra o Avispa Fukuoka. A novidade é o nome de Yuji Ono aparecer pela primeira vez em uma convocação nacional.

Confira abaixo a convocação de Sekizuka:

GOLEIROS
Takuya Masuda (RKU)
Tatsuya Morita (Kyoto Sanga)
Shunsuke Ando (Kawasaki Frontale)

DEFENSORES
Yusuke Higa (RKU)
Taisuke Muramatsu (Shimizu S-Pulse)
Daisuke Suzuki (Albirex Niigata)
Yutaka Yoshida (Ventforet Kofu)
Hiroki Sakai (Kashiwa Reysol)
Shunki Takahashi (Urawa Red Diamonds)
Mizuki Hamada (Urawa Red Diamonds)
Gotoku Sakai (Albirex Niigata)
Shohei Takahashi (Verdy Tokyo)

MEIO CAMPISTAS
Kosuke Yamamoto (Jubilo Iwata)
Kazuya Yamamura (RKU)
Naoki Yamada (Urawa Red Diamonds)
Keigo Higashi (Omiya Ardija)
Hotaru Yamaguchi (Cerezo Osaka)
Kyohei Noborizato (Kawasaki Frontale)
Akimi Barada (Kashiwa Reysol)
Takahiro Ogihara (Cerezo Osaka)

ATACANTES
Kensuke Nagai (Nagoya Grampus)
Kenyu Sugimoto (Cerezo Osaka)
Yuji Ono (Yokohama F-Marinos)

Sub-22 do Japão enfrentará o Vietnã

Essa informação você encontra de primeira mão apenas aqui no Futebol Nippon!

A JFA mencionou que possivelmente a seleção que enfrentará o Vietnã em outubro, será a equipe Sub-22, e não o elenco principal japonês como muitos veículos comentaram. Isso porque a JFA pretende utilizar o amistoso como preparação para as Eliminatórias Olímpicas que o Sub-22 disputará em busca da vaga nas Olimpíadas de 2012 em Londres, Inglaterra.

Equipe Sub-22 possivelmente enfrentará o Vietnã (Foto: JFA Official Website)

Ao contrário do Japão, o Vietnã irá com todas as suas forças e atuará com o esquadrão principal.

Jogadores Japoneses conhecem seus grupos na UCL

Agora há pouco foram sorteados os grupos da UEFA Champions League 2011-12. Nossos craques japoneses já conhecem seus adversários na fase de grupos.

Confiram:

O craque Shinji Kagawa do Borussia Dortmund, enfrentará no Grupo F, o Arsenal do jovem talento nipônico Ryo Miyaichi, o Olympique de Marseille, e o Olympiacos. Serão bons duelos dos craques japoneses.

Yuto Nagatomo terá que enfrentar no Grupo B, seu companheiro de seleção e mito do CSKA Moskva, Keisuke Honda, e mais Lille e Trabzonspor. Serão dois belos duelos entre os grandes craques japoneses da nova geração. Com certeza teremos espetáculos inesquecíveis!

Já o menino prodígio, Takashi Usami, do Bayern de Munique, terá um grande desafio no Grupo A contra o Villarreal, o complicado Manchester City e o tradicional Napoli.

Boa sorte aos nossos valores e que pelo menos um deles esteja na grande final de Munique em 2012 no Allianz Arena!

Japão convocado para os jogos pelas Eliminatórias

Na manhã de hoje (aqui no Brasil, noite no Japão), o técnico italiano da seleção japonesa, Alberto Zaccheroni, convocou os 23 jogadores que irão defender os Samurais Blues nos duelos contra a Coréia do Norte (dia 2 de setembro, às 7h20, horário de Brasília) , e contra o Uzbequistão (dia 6 de setembro, às 7h, horário de Brasília), ambos duelos válidos pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014. Lembrando que estas serão as primeiras duas rodadas da terceira fase das Eliminatórias Asiáticas, e que o Japão está no grupo C, ao lado dos já mencionados Coréia do Norte e Uzbequistão, e também do Tadjiquistão.

Zaccheroni convocou o esquadrão nipônico para os jogos contra Coréia do Norte e Uzbequistão (Foto: Getty Images)










Sem jogos da seleção sub-22 desta vez, Zaccheroni pôde convocar os jogadores da categoria nesta oportunidade, e com isso, além dos já habituais: Kagawa, Honda, Uchida, Hasebe, Endo e companhia, pode-se ver alguns jovens que voltaram a ser chamados graças a não terem compromissos pela sub-22. As grandes novidades são a volta de Kengo Nakamura (!), as ausências de Miyaichi - Zaccheroni pensou em convocá-lo, mas devido à uma informação que você só confere aqui, no Futebol Nippon, ele não foi chamado -, Nagatomo - se recuperando de lesão - e Daisuke Matsui - lesionado -. A manutenção de Komano no lugar de Nagatomo, Yasuda mais uma vez esquecido, e as convocações estranhas na defesa, são outros destaques.


Confira a lista completa:


Goleiros:

Eiji Kawashima - SK Lierse (Bélgica)

Shusaku Nishikawa - Sanfrecce Hiroshima

Suichi Gonda - F.C. Tokyo


Laterais:

Atsuto Uchida - FC Schalke 04 (Alemanha)

Yuichi Komano - Jubilo Iwata


Zagueiros:

Maya Yoshida - VVV Venlo (Holanda)

Tomoaki Makino - 1. FC Köln (Alemanha)

Masahiko Inoha - HNK Hajduk Split (Croácia)

Yasuyuki Konno - F.C. Tokyo

Yuzo Kurihara - Yokohama F-Marinos


Volantes:

Yasuhito Endo - Gamba Osaka

Makoto Hasebe - VfL Wolfsburg (Alemanha)

Kengo Nakamura - Kawasaki Frontale

Hajime Hosogai - FC Augsburg (Alemanha)

Yuki Abe - Leicester City FC (Inglaterra)


Meias:

Shinji Kagawa - Borussia Dortmund (Alemanha)

Keisuke Honda- PFC CSKA Moscow (Rússia)

Yosuke Kashiwagi - Urawa Red Diamonds

Hiroshi Kiyotake - Cerezo Osaka


Atacantes:

Shinji Okazaki - VfB Stuttgart (Alemanha)

Tadanari Lee - Sanfrecce Hiroshima

Takayuki Morimoto - Novara Calcio (Itália)

Genki Haraguchi - Urawa Red Diamonds


Análise:

Mais uma vez, uma excelente convocação nos goleiros, meio campo e ataque, mas cheia de pontos de discussão na defesa. Nomes foram lembrados justamente, como Kengo Nakamura e Genki Haraguchi, mas outros foram esquecidos...

Zaccheroni convocou os melhores goleiros, e em relação as últimas convocações, apenas trocou Higashiguchi, do Albirex Niigata, por Gonda, do F.C. Tokyo, que é o goleiro titular da seleção sub-22, e por isso (jogos da sub-22 no mesmo dia que os da principal), não vinha sendo convocado. Na minha visão, Gonda é melhor que o goleiro do Albirex, e a troca é justa.

Gonda volta à seleção (Foto: Junko Kimura/Getty Images AsiaPac)










Nas laterais, vejo uma injustiça. Komano vive bom momento, mas já está em idade mais avançada, enquanto Yasuda vem jogando muito na Holanda pelo SBV Vitesse, atuando na Europa, e é jovem. Zaccheroni prega a renovação, e usa isso para explicar as ausências de Tulio e Nakazawa na defesa, mas convoca Komano ao invés de Yasuda, sendo que os dois podem jogar nas duas laterais, e Yasuda vem em excelente momento e atuando na Europa. Não entendo o por quê dele não ser chamado... Fora que o italiano poderia ter convocado reservas para a função... Me preocupa as laterais, visto que Uchida não vem sendo titular pelo Schalke 04 e não atravessa grande momento, e não foram chamados reservas... Mas para Coréia do Norte e Uzbequistão, isso é o suficiente. Porém, nas próximas listas, com a volta de Nagatomo, que contundido, desfalca o Japão, e com quem sabe, Zacc convocando Yasuda, as laterais ficam como tem que ficar.

Yasuda mais uma vez não é chamado por Zaccheroni (Foto: Olaf Kraak/Getty Images Europe)










A defesa sim, é o lugar que mais traz preocupações à todos os fãs do selecionado nipônico. Yoshida é um excelente zagueiro, mas ainda precisa amadurecer mais, e seria bom que jogasse ao lado de um zagueiro mais experiente, como Tulio ou Nakazawa por exemplo. No entanto, ele joga ao lado de Konno ou Inoha, e forma uma boa dupla tanto com um, quanto com outro, porém, nunca nos sentimos 100% seguros. No mais, convocações merecidas de Konno e Inoha, mas sem sentido de Kurihara e Makino. Makino não tem sido nem reserva na maioria das partidas pelo Köln, e Kurihara já cansou de provar que não é jogador à nível de seleção. Continuo sentindo falta de Tulio, Nakazawa e de algum jovem promissor, como Mizumoto e principalmente, Morishige, que vem fazendo bela temporada pelo F.C. Tokyo.

O contestado Kurihara continua na seleção (Foto: Koichi Kamoshida/Getty Images AsiaPac)













Mas se a defesa é preocupante, o meio campo não é, e deixa qualquer um feliz, com mais uma vez, apenas nomes incontestáveis figurando na lista. Presenças constantes nos Samurais Blues, os craques: Shinji Kagawa, Keisuke Honda, Yasuhito Endo e o capitão, Makoto Hasebe, foram mais uma vez chamados. Os reservas dos craques, também são incontestáveis: Abe desde a última temporada, sempre regular, faz belos jogos pelo Leicester; Hosogai, é um jovem e excelente jogador, que vem adquirindo experiência no Augsburg, e começa a se firmar na equipe; Kiyotake teve excelente estreia pela seleção principal frente a Coréia do Sul, com duas assistências e grandes jogadas, fora a bela temporada pelo Cerezo, e além disso, vem sendo especulado em clubes da Europa; e por fim, Kashiwagi vem protagonizando grandes partidas pelos Reds, e merecidamente, volta ao selecionado japonês. Mas o grande destaque, não está nos nomes já esperados, e sim, na surpresa dessa lista: Kengo Nakamura após uma ausência, mais do que merecidamente, volta à seleção! Merecidamente, porque ele vem sendo O grande nome do Frontale nesta temporada (mais uma vez). O craque vem fazendo de tudo: Golaços de falta e em chutes de longa distância, assistências, belos passes, dribles, e está ainda mais maduro. Sem dúvidas, uma convocação mais do que merecida e que deixa todos os fãs dos Samurais Blues felizes, pois Kengo tem condições de sobra para ser no mínimo, reserva dessa seleção. Outro ponto importante, é a ausência do craque Daisuke Matsui, que deve ser substituído pelo próprio Kengo, ou por Kiyotake, embora também possa ser substituído por Okazaki, que jogaria numa função parecida com a que tem no Stuttgart, caso Zacc opte pelo 4-5-1 mais uma vez, o que é bem provável.

Merecidamente, Kengo Nakamura está de volta aos Samurais Blues (Foto: ESPN)








Outros destaques no meio campo, são as ausências. O meio campo foi o melhor possível na minha visão, visto que os melhores foram chamados, e quem ficou de fora, mas poderia ter sido chamado, ficou por razões bem explicadas: Inui não foi convocado para continuar o processo de adaptação ao Bochum e à Alemanha. Usami também não foi convocado pela mesma razão, e também, porque ainda não foi titular em jogos oficiais pelo Bayern. E Miyaichi, no caso que mais chama a atenção, não foi chamado por um motivo especial: Zaccheroni demonstrou interesse em convocar o jovem craque do Arsenal para os jogos, porém, uma conversa nos bastidores impediu o feito. Uma fonte nos deu a informação, que você só confere aqui no Futebol Nippon, de que Zacc teve uma conversa com Arsène Wenger, técnico do Arsenal, e que o técnico francês, pediu ao italiano que deixasse Miyaichi treinar com os Gunners por mais um tempo, visto que Ryo seria de fundamental importância para os planos de Wenger na temporada, e que ele gostaria de ter mais tempo para conversar e treinar o garoto. Com inteligência, Zaccheroni aceitou o pedido de Wenger, pois é melhor para todos: Não desgasta a relação Arsenal e JFA, visto que provavelmente, Miyaichi não seria titular em nenhum dos dois jogos. Miyaichi ganha mais confiança de Wenger, que usará o período para fazer mais análises. O meia atacante está nos planos de Wenger, ou seja, deve atuar em boa parte da temporada, e com isso, adquire mais experiência, confiança, e se torna num futuro/presente muito próximo, uma excelente arma para o Japão. Uma decisão bem tomada de Zaccheroni, e que não interfere em nada por agora.

Nos planos de Wenger, Miyaichi foi assunto entre Zacc e o francês, e ficou de fora da convocação (Foto: Arsenal FC Official Site)











E finalizando, no ataque, Zaccheroni também foi perfeito. Lee e Haraguchi protagonizam excelentes temporadas por seus clubes, e Okazaki dispensa maiores comentários. A convocação de Morimoto também é merecida, visto que o atacante vem fazendo bela pré temporada pelo Novara, e ganha como prêmio, a confiança de Zaccheroni. Muito bom, e tomara que ele sinta essa confiança para mostrar todo o potencial que tem. Mas a melhor notícia mesmo, é a ausência de Maeda! O atacante do Jubilo ainda contundido, mais uma vez reforça a seleção com o seu desfalque!

Se destacando pelo Novara, Morimoto continua a ter chances na seleção (Foto: Novara Calcio Official Site)










Uma boa convocação, com o time titular que todos esperamos, apenas com as ausências de Nagatomo e Matsui. O time titular continua muito forte, e o reserva melhora a cada convocação, e deve melhorar ainda mais nas próximas. Otimismo total para os dois jogos, que prometem vitórias nipônicas!