Na manhã de hoje (aqui no Brasil, noite no Japão), o técnico italiano da seleção japonesa, Alberto Zaccheroni, convocou os 23 jogadores que irão defender os Samurais Blues nos duelos contra a Coréia do Norte (dia 2 de setembro, às 7h20, horário de Brasília) , e contra o Uzbequistão (dia 6 de setembro, às 7h, horário de Brasília), ambos duelos válidos pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014. Lembrando que estas serão as primeiras duas rodadas da terceira fase das Eliminatórias Asiáticas, e que o Japão está no grupo C, ao lado dos já mencionados Coréia do Norte e Uzbequistão, e também do Tadjiquistão.
Sem jogos da seleção sub-22 desta vez, Zaccheroni pôde convocar os jogadores da categoria nesta oportunidade, e com isso, além dos já habituais: Kagawa, Honda, Uchida, Hasebe, Endo e companhia, pode-se ver alguns jovens que voltaram a ser chamados graças a não terem compromissos pela sub-22. As grandes novidades são a volta de Kengo Nakamura (!), as ausências de Miyaichi - Zaccheroni pensou em convocá-lo, mas devido à uma informação que você só confere aqui, no Futebol Nippon, ele não foi chamado -, Nagatomo - se recuperando de lesão - e Daisuke Matsui - lesionado -. A manutenção de Komano no lugar de Nagatomo, Yasuda mais uma vez esquecido, e as convocações estranhas na defesa, são outros destaques.
Confira a lista completa:
Goleiros:
Eiji Kawashima - SK Lierse (Bélgica)
Shusaku Nishikawa - Sanfrecce Hiroshima
Suichi Gonda - F.C. Tokyo
Laterais:
Atsuto Uchida - FC Schalke 04 (Alemanha)
Yuichi Komano - Jubilo Iwata
Zagueiros:
Maya Yoshida - VVV Venlo (Holanda)
Tomoaki Makino - 1. FC Köln (Alemanha)
Masahiko Inoha - HNK Hajduk Split (Croácia)
Yasuyuki Konno - F.C. Tokyo
Yuzo Kurihara - Yokohama F-Marinos
Volantes:
Yasuhito Endo - Gamba Osaka
Makoto Hasebe - VfL Wolfsburg (Alemanha)
Kengo Nakamura - Kawasaki Frontale
Hajime Hosogai - FC Augsburg (Alemanha)
Yuki Abe - Leicester City FC (Inglaterra)
Meias:
Shinji Kagawa - Borussia Dortmund (Alemanha)
Keisuke Honda- PFC CSKA Moscow (Rússia)
Yosuke Kashiwagi - Urawa Red Diamonds
Hiroshi Kiyotake - Cerezo Osaka
Atacantes:
Shinji Okazaki - VfB Stuttgart (Alemanha)
Tadanari Lee - Sanfrecce Hiroshima
Takayuki Morimoto - Novara Calcio (Itália)
Genki Haraguchi - Urawa Red Diamonds
Análise:
Mais uma vez, uma excelente convocação nos goleiros, meio campo e ataque, mas cheia de pontos de discussão na defesa. Nomes foram lembrados justamente, como Kengo Nakamura e Genki Haraguchi, mas outros foram esquecidos...
Zaccheroni convocou os melhores goleiros, e em relação as últimas convocações, apenas trocou Higashiguchi, do Albirex Niigata, por Gonda, do F.C. Tokyo, que é o goleiro titular da seleção sub-22, e por isso (jogos da sub-22 no mesmo dia que os da principal), não vinha sendo convocado. Na minha visão, Gonda é melhor que o goleiro do Albirex, e a troca é justa.
Nas laterais, vejo uma injustiça. Komano vive bom momento, mas já está em idade mais avançada, enquanto Yasuda vem jogando muito na Holanda pelo SBV Vitesse, atuando na Europa, e é jovem. Zaccheroni prega a renovação, e usa isso para explicar as ausências de Tulio e Nakazawa na defesa, mas convoca Komano ao invés de Yasuda, sendo que os dois podem jogar nas duas laterais, e Yasuda vem em excelente momento e atuando na Europa. Não entendo o por quê dele não ser chamado... Fora que o italiano poderia ter convocado reservas para a função... Me preocupa as laterais, visto que Uchida não vem sendo titular pelo Schalke 04 e não atravessa grande momento, e não foram chamados reservas... Mas para Coréia do Norte e Uzbequistão, isso é o suficiente. Porém, nas próximas listas, com a volta de Nagatomo, que contundido, desfalca o Japão, e com quem sabe, Zacc convocando Yasuda, as laterais ficam como tem que ficar.
A defesa sim, é o lugar que mais traz preocupações à todos os fãs do selecionado nipônico. Yoshida é um excelente zagueiro, mas ainda precisa amadurecer mais, e seria bom que jogasse ao lado de um zagueiro mais experiente, como Tulio ou Nakazawa por exemplo. No entanto, ele joga ao lado de Konno ou Inoha, e forma uma boa dupla tanto com um, quanto com outro, porém, nunca nos sentimos 100% seguros. No mais, convocações merecidas de Konno e Inoha, mas sem sentido de Kurihara e Makino. Makino não tem sido nem reserva na maioria das partidas pelo Köln, e Kurihara já cansou de provar que não é jogador à nível de seleção. Continuo sentindo falta de Tulio, Nakazawa e de algum jovem promissor, como Mizumoto e principalmente, Morishige, que vem fazendo bela temporada pelo F.C. Tokyo.
Mas se a defesa é preocupante, o meio campo não é, e deixa qualquer um feliz, com mais uma vez, apenas nomes incontestáveis figurando na lista. Presenças constantes nos Samurais Blues, os craques: Shinji Kagawa, Keisuke Honda, Yasuhito Endo e o capitão, Makoto Hasebe, foram mais uma vez chamados. Os reservas dos craques, também são incontestáveis: Abe desde a última temporada, sempre regular, faz belos jogos pelo Leicester; Hosogai, é um jovem e excelente jogador, que vem adquirindo experiência no Augsburg, e começa a se firmar na equipe; Kiyotake teve excelente estreia pela seleção principal frente a Coréia do Sul, com duas assistências e grandes jogadas, fora a bela temporada pelo Cerezo, e além disso, vem sendo especulado em clubes da Europa; e por fim, Kashiwagi vem protagonizando grandes partidas pelos Reds, e merecidamente, volta ao selecionado japonês. Mas o grande destaque, não está nos nomes já esperados, e sim, na surpresa dessa lista: Kengo Nakamura após uma ausência, mais do que merecidamente, volta à seleção! Merecidamente, porque ele vem sendo O grande nome do Frontale nesta temporada (mais uma vez). O craque vem fazendo de tudo: Golaços de falta e em chutes de longa distância, assistências, belos passes, dribles, e está ainda mais maduro. Sem dúvidas, uma convocação mais do que merecida e que deixa todos os fãs dos Samurais Blues felizes, pois Kengo tem condições de sobra para ser no mínimo, reserva dessa seleção. Outro ponto importante, é a ausência do craque Daisuke Matsui, que deve ser substituído pelo próprio Kengo, ou por Kiyotake, embora também possa ser substituído por Okazaki, que jogaria numa função parecida com a que tem no Stuttgart, caso Zacc opte pelo 4-5-1 mais uma vez, o que é bem provável.
Outros destaques no meio campo, são as ausências. O meio campo foi o melhor possível na minha visão, visto que os melhores foram chamados, e quem ficou de fora, mas poderia ter sido chamado, ficou por razões bem explicadas: Inui não foi convocado para continuar o processo de adaptação ao Bochum e à Alemanha. Usami também não foi convocado pela mesma razão, e também, porque ainda não foi titular em jogos oficiais pelo Bayern. E Miyaichi, no caso que mais chama a atenção, não foi chamado por um motivo especial: Zaccheroni demonstrou interesse em convocar o jovem craque do Arsenal para os jogos, porém, uma conversa nos bastidores impediu o feito. Uma fonte nos deu a informação, que você só confere aqui no Futebol Nippon, de que Zacc teve uma conversa com Arsène Wenger, técnico do Arsenal, e que o técnico francês, pediu ao italiano que deixasse Miyaichi treinar com os Gunners por mais um tempo, visto que Ryo seria de fundamental importância para os planos de Wenger na temporada, e que ele gostaria de ter mais tempo para conversar e treinar o garoto. Com inteligência, Zaccheroni aceitou o pedido de Wenger, pois é melhor para todos: Não desgasta a relação Arsenal e JFA, visto que provavelmente, Miyaichi não seria titular em nenhum dos dois jogos. Miyaichi ganha mais confiança de Wenger, que usará o período para fazer mais análises. O meia atacante está nos planos de Wenger, ou seja, deve atuar em boa parte da temporada, e com isso, adquire mais experiência, confiança, e se torna num futuro/presente muito próximo, uma excelente arma para o Japão. Uma decisão bem tomada de Zaccheroni, e que não interfere em nada por agora.
E finalizando, no ataque, Zaccheroni também foi perfeito. Lee e Haraguchi protagonizam excelentes temporadas por seus clubes, e Okazaki dispensa maiores comentários. A convocação de Morimoto também é merecida, visto que o atacante vem fazendo bela pré temporada pelo Novara, e ganha como prêmio, a confiança de Zaccheroni. Muito bom, e tomara que ele sinta essa confiança para mostrar todo o potencial que tem. Mas a melhor notícia mesmo, é a ausência de Maeda! O atacante do Jubilo ainda contundido, mais uma vez reforça a seleção com o seu desfalque!
Uma boa convocação, com o time titular que todos esperamos, apenas com as ausências de Nagatomo e Matsui. O time titular continua muito forte, e o reserva melhora a cada convocação, e deve melhorar ainda mais nas próximas. Otimismo total para os dois jogos, que prometem vitórias nipônicas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário