quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Japão convocado para os jogos pelas Eliminatórias

Na manhã de hoje (aqui no Brasil, noite no Japão), o técnico italiano da seleção japonesa, Alberto Zaccheroni, convocou os 23 jogadores que irão defender os Samurais Blues nos duelos contra a Coréia do Norte (dia 2 de setembro, às 7h20, horário de Brasília) , e contra o Uzbequistão (dia 6 de setembro, às 7h, horário de Brasília), ambos duelos válidos pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014. Lembrando que estas serão as primeiras duas rodadas da terceira fase das Eliminatórias Asiáticas, e que o Japão está no grupo C, ao lado dos já mencionados Coréia do Norte e Uzbequistão, e também do Tadjiquistão.

Zaccheroni convocou o esquadrão nipônico para os jogos contra Coréia do Norte e Uzbequistão (Foto: Getty Images)










Sem jogos da seleção sub-22 desta vez, Zaccheroni pôde convocar os jogadores da categoria nesta oportunidade, e com isso, além dos já habituais: Kagawa, Honda, Uchida, Hasebe, Endo e companhia, pode-se ver alguns jovens que voltaram a ser chamados graças a não terem compromissos pela sub-22. As grandes novidades são a volta de Kengo Nakamura (!), as ausências de Miyaichi - Zaccheroni pensou em convocá-lo, mas devido à uma informação que você só confere aqui, no Futebol Nippon, ele não foi chamado -, Nagatomo - se recuperando de lesão - e Daisuke Matsui - lesionado -. A manutenção de Komano no lugar de Nagatomo, Yasuda mais uma vez esquecido, e as convocações estranhas na defesa, são outros destaques.


Confira a lista completa:


Goleiros:

Eiji Kawashima - SK Lierse (Bélgica)

Shusaku Nishikawa - Sanfrecce Hiroshima

Suichi Gonda - F.C. Tokyo


Laterais:

Atsuto Uchida - FC Schalke 04 (Alemanha)

Yuichi Komano - Jubilo Iwata


Zagueiros:

Maya Yoshida - VVV Venlo (Holanda)

Tomoaki Makino - 1. FC Köln (Alemanha)

Masahiko Inoha - HNK Hajduk Split (Croácia)

Yasuyuki Konno - F.C. Tokyo

Yuzo Kurihara - Yokohama F-Marinos


Volantes:

Yasuhito Endo - Gamba Osaka

Makoto Hasebe - VfL Wolfsburg (Alemanha)

Kengo Nakamura - Kawasaki Frontale

Hajime Hosogai - FC Augsburg (Alemanha)

Yuki Abe - Leicester City FC (Inglaterra)


Meias:

Shinji Kagawa - Borussia Dortmund (Alemanha)

Keisuke Honda- PFC CSKA Moscow (Rússia)

Yosuke Kashiwagi - Urawa Red Diamonds

Hiroshi Kiyotake - Cerezo Osaka


Atacantes:

Shinji Okazaki - VfB Stuttgart (Alemanha)

Tadanari Lee - Sanfrecce Hiroshima

Takayuki Morimoto - Novara Calcio (Itália)

Genki Haraguchi - Urawa Red Diamonds


Análise:

Mais uma vez, uma excelente convocação nos goleiros, meio campo e ataque, mas cheia de pontos de discussão na defesa. Nomes foram lembrados justamente, como Kengo Nakamura e Genki Haraguchi, mas outros foram esquecidos...

Zaccheroni convocou os melhores goleiros, e em relação as últimas convocações, apenas trocou Higashiguchi, do Albirex Niigata, por Gonda, do F.C. Tokyo, que é o goleiro titular da seleção sub-22, e por isso (jogos da sub-22 no mesmo dia que os da principal), não vinha sendo convocado. Na minha visão, Gonda é melhor que o goleiro do Albirex, e a troca é justa.

Gonda volta à seleção (Foto: Junko Kimura/Getty Images AsiaPac)










Nas laterais, vejo uma injustiça. Komano vive bom momento, mas já está em idade mais avançada, enquanto Yasuda vem jogando muito na Holanda pelo SBV Vitesse, atuando na Europa, e é jovem. Zaccheroni prega a renovação, e usa isso para explicar as ausências de Tulio e Nakazawa na defesa, mas convoca Komano ao invés de Yasuda, sendo que os dois podem jogar nas duas laterais, e Yasuda vem em excelente momento e atuando na Europa. Não entendo o por quê dele não ser chamado... Fora que o italiano poderia ter convocado reservas para a função... Me preocupa as laterais, visto que Uchida não vem sendo titular pelo Schalke 04 e não atravessa grande momento, e não foram chamados reservas... Mas para Coréia do Norte e Uzbequistão, isso é o suficiente. Porém, nas próximas listas, com a volta de Nagatomo, que contundido, desfalca o Japão, e com quem sabe, Zacc convocando Yasuda, as laterais ficam como tem que ficar.

Yasuda mais uma vez não é chamado por Zaccheroni (Foto: Olaf Kraak/Getty Images Europe)










A defesa sim, é o lugar que mais traz preocupações à todos os fãs do selecionado nipônico. Yoshida é um excelente zagueiro, mas ainda precisa amadurecer mais, e seria bom que jogasse ao lado de um zagueiro mais experiente, como Tulio ou Nakazawa por exemplo. No entanto, ele joga ao lado de Konno ou Inoha, e forma uma boa dupla tanto com um, quanto com outro, porém, nunca nos sentimos 100% seguros. No mais, convocações merecidas de Konno e Inoha, mas sem sentido de Kurihara e Makino. Makino não tem sido nem reserva na maioria das partidas pelo Köln, e Kurihara já cansou de provar que não é jogador à nível de seleção. Continuo sentindo falta de Tulio, Nakazawa e de algum jovem promissor, como Mizumoto e principalmente, Morishige, que vem fazendo bela temporada pelo F.C. Tokyo.

O contestado Kurihara continua na seleção (Foto: Koichi Kamoshida/Getty Images AsiaPac)













Mas se a defesa é preocupante, o meio campo não é, e deixa qualquer um feliz, com mais uma vez, apenas nomes incontestáveis figurando na lista. Presenças constantes nos Samurais Blues, os craques: Shinji Kagawa, Keisuke Honda, Yasuhito Endo e o capitão, Makoto Hasebe, foram mais uma vez chamados. Os reservas dos craques, também são incontestáveis: Abe desde a última temporada, sempre regular, faz belos jogos pelo Leicester; Hosogai, é um jovem e excelente jogador, que vem adquirindo experiência no Augsburg, e começa a se firmar na equipe; Kiyotake teve excelente estreia pela seleção principal frente a Coréia do Sul, com duas assistências e grandes jogadas, fora a bela temporada pelo Cerezo, e além disso, vem sendo especulado em clubes da Europa; e por fim, Kashiwagi vem protagonizando grandes partidas pelos Reds, e merecidamente, volta ao selecionado japonês. Mas o grande destaque, não está nos nomes já esperados, e sim, na surpresa dessa lista: Kengo Nakamura após uma ausência, mais do que merecidamente, volta à seleção! Merecidamente, porque ele vem sendo O grande nome do Frontale nesta temporada (mais uma vez). O craque vem fazendo de tudo: Golaços de falta e em chutes de longa distância, assistências, belos passes, dribles, e está ainda mais maduro. Sem dúvidas, uma convocação mais do que merecida e que deixa todos os fãs dos Samurais Blues felizes, pois Kengo tem condições de sobra para ser no mínimo, reserva dessa seleção. Outro ponto importante, é a ausência do craque Daisuke Matsui, que deve ser substituído pelo próprio Kengo, ou por Kiyotake, embora também possa ser substituído por Okazaki, que jogaria numa função parecida com a que tem no Stuttgart, caso Zacc opte pelo 4-5-1 mais uma vez, o que é bem provável.

Merecidamente, Kengo Nakamura está de volta aos Samurais Blues (Foto: ESPN)








Outros destaques no meio campo, são as ausências. O meio campo foi o melhor possível na minha visão, visto que os melhores foram chamados, e quem ficou de fora, mas poderia ter sido chamado, ficou por razões bem explicadas: Inui não foi convocado para continuar o processo de adaptação ao Bochum e à Alemanha. Usami também não foi convocado pela mesma razão, e também, porque ainda não foi titular em jogos oficiais pelo Bayern. E Miyaichi, no caso que mais chama a atenção, não foi chamado por um motivo especial: Zaccheroni demonstrou interesse em convocar o jovem craque do Arsenal para os jogos, porém, uma conversa nos bastidores impediu o feito. Uma fonte nos deu a informação, que você só confere aqui no Futebol Nippon, de que Zacc teve uma conversa com Arsène Wenger, técnico do Arsenal, e que o técnico francês, pediu ao italiano que deixasse Miyaichi treinar com os Gunners por mais um tempo, visto que Ryo seria de fundamental importância para os planos de Wenger na temporada, e que ele gostaria de ter mais tempo para conversar e treinar o garoto. Com inteligência, Zaccheroni aceitou o pedido de Wenger, pois é melhor para todos: Não desgasta a relação Arsenal e JFA, visto que provavelmente, Miyaichi não seria titular em nenhum dos dois jogos. Miyaichi ganha mais confiança de Wenger, que usará o período para fazer mais análises. O meia atacante está nos planos de Wenger, ou seja, deve atuar em boa parte da temporada, e com isso, adquire mais experiência, confiança, e se torna num futuro/presente muito próximo, uma excelente arma para o Japão. Uma decisão bem tomada de Zaccheroni, e que não interfere em nada por agora.

Nos planos de Wenger, Miyaichi foi assunto entre Zacc e o francês, e ficou de fora da convocação (Foto: Arsenal FC Official Site)











E finalizando, no ataque, Zaccheroni também foi perfeito. Lee e Haraguchi protagonizam excelentes temporadas por seus clubes, e Okazaki dispensa maiores comentários. A convocação de Morimoto também é merecida, visto que o atacante vem fazendo bela pré temporada pelo Novara, e ganha como prêmio, a confiança de Zaccheroni. Muito bom, e tomara que ele sinta essa confiança para mostrar todo o potencial que tem. Mas a melhor notícia mesmo, é a ausência de Maeda! O atacante do Jubilo ainda contundido, mais uma vez reforça a seleção com o seu desfalque!

Se destacando pelo Novara, Morimoto continua a ter chances na seleção (Foto: Novara Calcio Official Site)










Uma boa convocação, com o time titular que todos esperamos, apenas com as ausências de Nagatomo e Matsui. O time titular continua muito forte, e o reserva melhora a cada convocação, e deve melhorar ainda mais nas próximas. Otimismo total para os dois jogos, que prometem vitórias nipônicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário