quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Após 17 anos de carreira, Makoto Tanaka anuncia aposentadoria

Mais um jogador que fez história no Japão se aposentou. Hoje pela manhã, o zagueiro, Makoto Tanaka, anunciou sua aposentadoria após 17 anos de carreira profissional. O defensor ficará marcado para sempre não só na memória dos torcedores do Jubilo Iwata (clube que defendeu por 14 anos) e do Avispa Fukuoka, que defendia desde 2009, mas também, na de todos os fãs do futebol japonês, que viram o zagueiro ser importante pela seleção japonesa em algumas ocasiões, como no tri campeonato da Copa da Ásia em 2004. Os motivos que levaram Tanaka a decidir se aposentar foram a idade (já têm 36 anos) e o rebaixamento do Avispa para a J2.

Tanaka ficará marcado para sempre na memória dos torcedores japoneses, principalmente, os do Jubilo Iwata (Foto: Jubilo Iwata Official Site)

Em 17 anos de carreira, o zagueiro defendeu a Celeste de Iwata entre 1994 e 2008, ganhando a Super Copa da Ásia em 99 e três vezes a J-League, em 97, 99 e 2002, com aquele time mágico do Jubilo, que contava entre outros nomes, com Masashi "Gon" Nakayama e Hiroshi Nanami. Nessa mesma época, Tanaka ficou no time do ano da J-League (Best Eleven) em 98 e 2002. Após 14 anos de clube, Tanaka se mudou para o Avispa Fukuoka, onde ajudou o time em 2010, a fazer ótima campanha na J2 e subir para a J-League, que o clube disputou este ano, mas, infelizmente, o clube já foi rebaixado, e voltará a J2 na próxima temporada, o que foi um dos fatores que levou o defensor a se aposentar.

Pela seleção japonesa, Tanaka esteve presente no elenco que disputou as Olimpíadas de 96, onde o Japão venceu o Brasil por 1x0, e ainda fez parte do elenco tri campeão da Copa da Ásia, em 2004.

Um comentário: