terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Copa da Ásia: Conhecendo os adversários- Iraque

Voltamos com mais uma análise dos adversários da seleção japonesa na primeira fase da copa da Ásia, desta vez falaremos do segundo jogo da rodada. Um dos adversários mais simbólicos do futebol nipônico, o Iraque.

IFA Logo (Foto: Wikipédia)
Iraq Football Association (Lions of Mesopotamia)
Ranking da FIFA: 103
Títulos principais: Copa da Ásia (2007)
Participações na Copa da Ásia: 7 (1972, 1976, 1996, 2000, 2004, 2007, 2011.)










O Iraque é uma das seleções mais tradicionais da Ásia, e chaga a mais um torneio tentando voltar a figurar entre as melhores seleções do continente. Seu maior feito futebolístico, a conquista da copa da Ásia de 2007, é algo que ainda é lembrado após sete anos, depois disso os leões da Mesopotâmia nunca mais conseguiram um resultado a altura. A seleção falhou nas eliminatórias para a copa do mundo duas vezes e não passou das quartas-de-final da edição passada do torneio asiático em 2011, quando defendia o título. Atualmente o grupo passa por uma reformulação profunda, jogadores jovens e com um futuro promissor podem dar esperanças de um novo rumo ao futebol iraquiano. O time também sofre com os conflitos internos de seu país, a seleção não manda jogos em seus estádios há algum tempo, na era do governo de Saddam a seleção foi banida de torneios asiáticos devido o envolvimento do país em conflitos como a guerra do Golfo.

Título de 2007 da copa da Ásia foi o auge do futebol iraquiano (Foto: Koji Watanabe/Getty images)


O Iraque briga por uma vaga no grupo do Japão,  os time se enfrentam no dia 16 de janeiro e deve ser um adversário mais forte que a Palestina. Os iraquianos não são grandes rivais dos samurais, o Japão leva uma certa vantagem nos últimos confrontos, porém ela é responsável pelo maior desastre da história do futebol japonês. Conhecida como a tragédia de Doha, a seleção japonesa perdeu uma vaga já dada como certa para copa de 1994, o jogo contra os iraquianos foi duro e o gol de empate no fim do jogo deixou um trauma enorme naquela geração.

Principais jogadores: Mahdi Karim, Salam Shaker, Alaa Abdul-Zahra, Saad Abdul-Amir.


Younis é o maior jogador iraquiano de todos os tempos(foto: Getty Images)
Nome: Younis Mahmoud Khalaf
Idade: 31 anos
Posição: Atacante
Clube: Sem clube


Ele é o símbolo de uma geração vitoriosa, grande nome do time que foi campeão em 2007 eleito melhor jogador do torneio e um dos artilheiros, foi indicado ao prêmio de melhores jogadores do mundo pela FIFA e eleito o melhor jogador asiático em 2006. Considerado o jogador iraquiano mais importante de todos os tempos Younis é um jogador completo, arma jogadas, finaliza e exerce o papel de líder, em tempos de renovação sua experiência é fundamental para o crescimento do grupo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário