sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Japão comanda o jogo, mas faz o mínimo na primeira vitória da era Aguirre

Por: Chico Vidal

O Japão dominou a partida do começo ao fim, esperava-se uma goleada já que o adversário não era dos mais fortes, mas a falta de eficiência ofensiva fez com que o placar fosse mínimo. Diante de mais de 39 mil torcedores no estádio Big Swan, em Niigata, o Japão recebeu a Jamaica e conquistou sua primeira vitória sob o comando do mexicano Javier Aguirre.

Com uma formação bastante ofensiva, os japoneses partiram pra cima e logo controlaram o jogo, Honda em cobrança de falta quase marca e Kagawa arriscando de longe por pouco não faz um golaço.  O tento japonês estava amadurecendo, e depois de bela triangulação entre Okazaki, Honda e Shibasaki, o zagueiro Nosworthy empurrou para as próprias redes. Depois disso o Japão seguiu com inúmeras oportunidades, os jamaicanos iam se virando como podiam na defesa, o goleiro Thompson brilhou em várias ocasiões e saiu de campo como um dos melhores do jogo.

Na segunda etapa os samurais azuis seguiram tentando aumentar o placar, porém eram pouco eficientes. Os jamaicanos por sua vez não tinham forças para reagir, quando chegavam era através dos erros da defesa nipônica, numa das ocasiões quase os “reggae boys” empataram o jogo. E nesse ritmo o jogo seguiu até o fim, o Japão tentando ampliar e a Jamaica se defendendo e esperando um vacilo adversário.

Okazaki jogando de centroavante deu muito trabalho a defesa adversária (Getty Images)

Os pontos positivos da partida foram as atuações seguras de Shiotani e Morishige na defesa, Shibasaki cada vez mais se firmando como titular no time, foi o motor do meio-campo hoje, Okazaki atuando em sua posição original, dando trabalho pra defesa, brigando como sempre e participando mais das jogadas ofensivas. Honda e Kagawa também fizeram boas partidas, articulando o ataque e também finalizando a gol. A negativa é que apesar de não ter levado sufoco do adversário, o time ainda deu mole lá atrás, Nagatomo quase entrega o jogo após uma bola mal recuada, sorte que a zaga se saiu bem hoje.

No fim das contas a vitória foi importante, Aguirre comemorou muito o trunfo, embora saibamos que o Japão ficou devendo nessa partida, apesar das chances criadas, o time perdeu muitos gols, foi pouco pra qualidade do Japão, ainda mais, contra uma seleção muito inferior tecnicamente. Não podemos ser ineficazes assim na terça contra o Brasil, também é preciso errar o mínimo na defesa, caso o contrário não teremos chance alguma.

Ficha do jogo:

Japão 1 X 0 Jamaica – Denka Big Swan Stadium, Niigata – público 39.628
Gol:  Nyron Nosworthy 16’ (contra)

Japão (4-3-3), Nishikawa, G.Sakai, Shiotani, Morishige, Nagatomo(Ota), Hosogai, Shibasaki, Kagawa(Taguchi), Honda, Muto(Kakitani) e Okazaki(Kobayashi).

Jamaica (3-5-2), Thompson, Nosworthy, Morgan, Taylor, Lawrence, Watson, Finlayson(Gray), Grant, Powell, Richards(Mattocks) e Loza(Seaton).

Árbitro: Ma Ning (CHN)

Cartões: Amarelo: Morgan, Watson e Loza (Jamaica) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário