terça-feira, 6 de dezembro de 2011

J-League Awards sem polêmicas

Ao contrário dos anos anteriores, o "J-League Awards", que premia os melhores da temporada do futebol no Japão, teve poucas polêmicas e decisões que causaram a ira dos torcedores em 2011.


Confira as premiações:

Melhor Jogador da J-League - Leandro Domingues (Kashiwa Reysol)

Chuteira de Ouro (Artilheiro) - Joshua Kennedy (Nagoya Grampus)

Melhor Jogador Jovem - Hiroki Sakai (Kashiwa Reysol)

Melhor Técnico - Nelsinho Baptista (Kashiwa Reysol)

Time da J-League:

Goleiro - Seigo Narazaki (Nagoya Grampus)

Zagueiros - Hiroki Sakai (Kashiwa Reysol), Naoya Kondo (Kashiwa Reysol), Marcus Tulio Tanaka (Nagoya Grampus)

Meio-campo - Leandro Domingues e Jorge Wágner (Kashiwa Reysol), Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Hiroshi Kiyotake (Cerezo Osaka), Jungo Fujimoto (Nagoya Grampus)

Atacantes - Mike Havenaar (Ventforet Kofu), Joshua Kennedy (Nagoya Grampus)


Time Fair-Play - Gamba Osaka

Jogadores Fair-Play - Ryang Yong-Gi (Vegalta Sendai) e Kosuke Ota (Shimizu S-Pulse)

Melhor Categoria de Base - Verdy Tokyo

Melhor Árbitro - Yuichi Nishimura

Melhor Assistente - Toru Sagara

Melhor Jogador da J2 - Yasuyuki Konno (F.C. Tokyo)


J-League Awards teve poucas injustiças em 2011 (Foto: J-League Photos)

Como já mencionado, ao contrário dos anos anteriores, a atual edição do "J-League Awards" não teve polêmicas. Como é de praxe em quase todas as premiações do gênero, o time campeão teve a maioria das premiações, porém, todas foram merecidas.

Leandro Domingues não é meu jogador preferido e não o escolheria para MVP da temporada, porém, como é de praxe o Melhor Jogador ser do time campeão, é justo que seja o brasileiro. Sakai disputava o prêmio de Melhor Jogador Jovem contra Haraguchi, dos Reds, e, mais uma vez, o fator time campeão levou a melhor. Escolheria Haraguchi ou Kiyotake, porém, não se pode dizer que não é merecido o prêmio para Sakai. Já Nelsinho Baptista, é totalmente merecedor do prêmio de Melhor Técnico.

Já no time da J-League, os mesmos fatores são vistos. Narazaki, Tulio e Sakai são incontestáveis na defesa. Não colocaria Kondo, pois ao invés do 3-5-2 da seleção, escalaria um 4-5-1 (4-2-3-1) ou ainda, um 4-4-2, porém, devido ao sistema sem laterais, são três zagueiros, e Kondo, fez boa temporada, também fez por onde para estar na seleção.

No meio-campo, colocaria Kengo Nakamura ao invés de Jungo Fujimoto, já os outros quatro são incontestáveis e fizeram excelentes temporadas. Mas foi uma injustiça Fujimoto estar no lugar de Kengo, que joga mais e fez uma temporada melhor. Fujimoto só entra por ser do time vice campeão. E destaque para Endo, que desde 2003 figura no "J-League Awards". É a 9ª vez seguida que o gênio está no Best Eleven da J-League.

No ataque, Kennedy foi o artilheiro do campeonato e Havenaar, é um destaque, pois merece estar na seleção mesmo com o Kofu sendo rebaixado. Bela temporada de Mike, que é objeto de desejo de vários clubes do Japão e da Europa.

Em relação aos outros prêmios, todos merecidos, com exceção do Melhor Jogador da J2, que foi a única vergonha da premiação. Só no F.C. Tokyo, time que foi o campeão da segundona, três jogadores mereciam mais o prêmio: O jovem e excelente zagueiro, Masato Morishige, e os meio-campistas Sotan Tanabe e Naotake Hanyu, isso fora Uchimura, do Sapporo, Kim Min-Woo e Yohei Toyoda, do Sagan Tosu, além de tantos outros que mereciam o prêmio mais do que Konno. Ficou nítido e muito óbvio que o zagueiro só foi eleito por ser o único jogador da J2 que defende a seleção japonesa. Esta foi a grande injustiça do "J-League Awards 2011".

Nenhum comentário:

Postar um comentário