terça-feira, 25 de outubro de 2011

J-League pega fogo nas rodadas finais

Com o término da J-League cada vez mais próximo (faltam apenas quatro rodadas para o fim do torneio), o Campeonato Japonês fica cada vez mais disputado, e a cada rodada, as brigas pelo título, vagas na Asian Champions League e rebaixamento ficam mais acirradas. Nesta rodada, a 30ª, que foi disputada neste fim de semana, o Kashiwa Reysol se manteve na liderança do torneio, seguido pelo Gamba Osaka e Nagoya Grampus, que estão à 2 e 3 pontos do time, respectivamente. Os três times venceram na rodada e estão na zona ACL, e na próxima rodada, caso vençam, e o Yokohama F-Marinos perca, garantem a vaga no torneio continental. Já na parte de baixo da tabela, o Avispa Fukuoka foi rebaixado com 4 rodadas de antecedência, ao perder por 3x1 para o Albirex Niigata, enquanto o Montedio Yamagata, que foi massacrado pelo Gamba Osaka por 5x0, está praticamente rebaixado, podendo cair já na próxima rodada. Na briga contra a última vaga restante, uma reviravolta: na estreia do técnico, Takafumi Hori, o Urawa Red Diamonds com grande exibição da equipe, principalmente suas jovens estrelas, venceu o clássico contra o Yokohama F-Marinos por 2x1, fora de casa, resultado que fez os Reds saírem da zona de rebaixamento, empurrando o Ventforet Kofu, que foi derrotado pelo Shimizu S-Pulse - que teve mágica atuação de todo o meio campo e ataque, com destaque para o "Tensai" Shinji Ono - por 3x0, de volta para a zona da degola. A vitória dos Reds ainda complicou o Tricolore, que agora, está à 7 pontos da zona ACL, e já na próxima rodada, caso perca, e Reysol, Gamba e Nagoya vençam, estará fora da briga pela vaga no torneio continental.

Confira agora, o que aconteceu de melhor na última rodada da J-League:

Ao lado de Kitajima, Jorge Wágner foi o destaque da vitória do Reysol, que segue na liderança (Foto: J-League Photos)

O Kashiwa Reysol se manteve na ponta da tabela ao bater o Sanfrecce Hiroshima, fora de casa, por 3x1. Com grandes atuações de Tadanari Lee e Koji Morisaki, o Sanf dominou a primeira etapa e criou as melhores chances, no entanto, o zero não saiu do placar. No 2º tempo, porém, logo aos 12 minutos, Tadanari Lee, em belo chute da intermediária, acertou o ângulo do goleiro, Takanori Sugeno, abrindo o placar a favor do time de Hiroshima. Mas o Reysol precisava da vitória, e correu atrás. Jorge Wágner que vinha sendo o melhor do time em campo, acertou um belo chute de primeira para empatar o jogo, e faltando apenas 8 minutos para o fim da partida, o mesmo Jorge Wágner cobrou falta com perfeição para Hideaki Kitajima, de cabeça, marcar e virar o jogo a favor do Kashiwa. E ainda deu tempo para mais, Kitajima, aos 43min, pegou rebote de cobrança de falta de Jorge Wágner, em falha do jovem e excelente goleiro, Shusaku Nishikawa, para fechar o placar em 3x1 e dar a vitória ao Reysol. Graças a grande atuação da dupla Jorge Wágner e Kitajima, o Kashiwa se manteve na ponta da J-League, com agora 62 pontos, 2 à mais que o vice líder Gamba Osaka, e 3 à mais que o Nagoya Grampus, 3º colocado. Em relação à zona ACL, o Reysol está praticamente garantido no torneio continental, pois está 10 pontos à frente do Yokohama F-Marinos, primeiro time fora da zona ACL, e se vencer um dos últimos quatro jogos restantes, se garantem no torneio. Já o Sanfrecce Hiroshima, deu adeus as chances de se classificar ao torneio continental, e agora, apenas cumpre tabela nas quatro rodadas finais.

Vice líder, apenas dois pontos atrás do Reysol, o Gamba Osaka fez sua parte ao golear o Montedio Yamagata por 5x0 e praticamente rebaixar o adversário. Agora, o Montedio precisa vencer todos os seus jogos e torcer para que o Urawa Red Diamonds perca todos, ou perca três e empate um, para não cair. Mesmo sem o craque, Yasuhito Endo, o Gamba não teve trabalho para mesmo fora de casa, chegar a goleada, com gols de Lee Keun Ho, Rafinha, Takahiro Futagawa, Hiroki Fujiharu e Shota Kawanishi. Na briga pelo título, o Gamba segue apenas dois pontos atrás do líder, Reysol, à 4 rodadas do fim. Já na briga pela vaga na ACL, o time de Osaka pode garantir a vaga na próxima rodada, se vencer seu jogo e o Yokohama F-Marinos perder ou empatar.

Tulio marcou o primeiro gol da vitória do Nagoya, que segue na luta pelo título (Foto: Nikkan Sports)

A zona de classificação à Asian Champions League e a briga pelo título é completada pelo Nagoya Grampus, que também venceu na rodada. O Nagoya, numa grande partida, com muita movimentação, gols e emoção, bateu o Omiya Ardija por 3x2, em jogo que contou com duas viradas. Logo no começo da partida, Jungo Fujimoto bateu falta com perfeição na cabeça do excelente zagueiro, Marcus Tulio Tanaka, que não desperdiçou, abrindo o placar para o Grampus. Após o gol, muitas chances foram criadas pelos dois lados, com direito a duas bolas na trave do Omiya, em finalizações de Rafael e Keigo Higashi, e uma do Nagoya, em cobrança de falta de Keiji Tamada, que ficou no travessão. No 2º tempo, o sul coreano, Lee Chun Soo, entrou em campo, e o Esquilinho teve mais força ofensiva, criando mais chances. E após muitas oportunidades desperdiçadas, o Omiya conseguiu em dois minutos, virar o placar, com gols de seus destaques que tinham acertado a trave na 1ª etapa: Keigo Higashi e Rafael. Após a virada, o NACK5, estádio do Ardija, virou um caldeirão, e o time ainda perdeu uma boa chance, com Higashi finalizando para bela defesa do experiente goleiro, Seigo Narazaki. Após o sufoco do Omiya, o técnico do Nagoya, Dragan "Pixy" Stojkovic, colocou em campo seus dois jovens e excelentes jogadores: Mu Kanazaki e Kensuke Nagai. Os dois jovens jogadores mudaram o ritmo do jogo, acelerando as jogadas do Nagoya, dando mais objetividade e agressividade ao ataque. E com maior poderio ofensivo, o Grampus chegou ao empate, com Kennedy ganhando disputa pelo alto e Tamada tabelando com Mu Kanazaki para marcar um belo gol. Um prêmio para Tamada, que teve bela atuação e ao lado de Fujimoto, Kensuke Nagai e Mu Kanazaki, foi o grande destaque do Grampus na partida. Sete minutos depois, Kennedy mais uma vez dava trabalho pelo alto, e o zagueiro Yuki Fukaya foi obrigado a cometer pênalti. O próprio Kennedy foi para a cobrança e converteu, mas o árbitro achando que o gigante australiano tinha usado a paradinha, mandou repetir. O atacante mudou o canto e acertou mais uma vez, desta vez, sem problemas. O Nagoya virava o placar, e o australiano se juntava a Havenaar, do Kofu, na artilharia da J-League, com 16 gols. O time conseguiu segurar a vantagem e merecidamente, venceu por 3x2, resultado que manteve o time na 3ª posição, na zona ACL e vivo na briga pelo título, apenas 3 pontos atrás do líder, Kashiwa Reysol, e 1 do vice líder, Gamba Osaka. Quanto à ACL, se vencer na próxima rodada, e o Marinos perder, o Grampus garante a vaga no torneio continental. Já o Omiya, continuou na 14ª posição, com 35 pontos, à apenas 5 da zona da degola, e ainda está ameaçado pelo rebaixamento.

Genki Haraguchi foi um dos grandes destaques da vitória dos jovens dos Reds (Foto: J-League Photos)

Tantas vezes já mencionado no resumo da rodada, o Yokohama F-Marinos complicou suas chances de conseguir a vaga na zona ACL ao perder em casa, o clássico para o Urawa Red Diamonds, por 2x1, de virada. O jogo mexeu em duas partes da tabela: Primeiro, na luta pela vaga na ACL, pois com a derrota, o Marinos precisa vencer e secar Reysol, Gamba e principalmente, o Nagoya, nas últimas 4 rodadas para conseguir a vaga. Segundo, na luta contra o rebaixamento, pois os Reds saíram da zona da degola, empurrando o Ventforet Kofu para a zona do desespero, e agora, à apenas 3 pontos do Omiya Ardija, envolveu o Esquilinho na luta contra o rebaixamento. A luta contra o descenso será tão emocionante quanto a luta pelo título, nas 4 rodadas restantes. Quanto ao jogo, que jogo! A partida foi muito boa e emocionante, e duas coisas ficaram nítidas: A importância dos jovens talentos dos Reds, e o "dedo" de Takafumi Hori, que assumiu o time no meio da semana, mas já modificou o estilo de jogo da equipe, colocou o jovem, Tsukasa Umesaki, para jogar, e trouxe mais união e espírito vencedor ao time. O Tricolore até saiu na frente, com Masashi Oguro, e ainda teve chance de ampliar, com cabeçada de Kazuma Watanabe que bateu na trave. Enquanto isso, os Reds tinham criado apenas uma grande chance, em jogada individual de seu grande jogador, a jovem estrela, Genki Haraguchi, que driblou dois adversários e finalizou, mas a bola explodiu na trave. O 1º tempo terminou em 1x0 a favor do Marinos, e quem esperava o jovem time do Urawa se desesperando na 2ª etapa, se enganou. Com classe, técnica, união e espírito vencedor, o jovem meio campo dos Reds, formado, com exceção do capitão, Keita Suzuki, por quatro jovens estrelas e promessas nipônicas: Yosuke Kashiwagi, Tsukasa Umesaki, Naoki Yamada e Genki Haraguchi, dominou o Tricolore desde o primeiro minuto do 2º tempo, e passou a sufocar o adversário. Com a pressão dos Reds, após boa jogada ofensiva, a defesa do Marinos errou, e Yuzo Kobayashi cometeu pênalti em Naoki Yamada. O jovem jogador foi responsável pela cobrança, mas parou em Iikura, no entanto, no rebote, outro jovem foi protagonista: Genki Haraguchi mandou a bola para o fundo das redes, empatando o jogo. Na comemoração, todos os atletas foram até o banco abraçar o técnico Hori, após muita festa. Mas o time de Saitama não estava satisfeito, e 11 minutos depois, mais um jovem do Urawa foi protagonista: Tsukasa Umesaki, que já tinha sido fundamental na vitória dos Reds nas Semifinais da Nabisco, fazendo um gol e participando do outro na vitória do time por 2x1 sobre o Gamba Osaka, e classificando o time à final do torneio, foi novamente importante, fazendo bela jogada e finalizando da intermediária, acertando um belo chute, sem chances para Iikura, virando o jogo para 2x1 a favor do Urawa e dando a vitória aos Reds, para nova festa de todos os jogadores do time e de Hori. Ao final da partida, mais uma festa dos jogadores com Hori, mostrando a união do time, que agora, volta a depender apenas de si mesmo para evitar o que seria o injusto rebaixamento do clube, visto a grande quantidade de jovens estrelas e promessas japonesas que estão no time. Agora, o Urawa concentra o foco na final da Yamazaki Nabisco Cup, nesse sábado, contra o Kashima Antlers. Já o Marinos, vive o drama de ficar em 2012, mais uma vez disputando apenas torneios domésticos, visto que o time viu suas chances de classificação à Liga dos Campeões da Ásia diminuírem.

Ono teve atuação mágica na espetacular vitória dos Magpies (Foto: J-League Photos)

Quem herdou a vaga dos Reds na zona da degola foi o Ventforet Kofu, que voltou para a zona do desespero após ficar uma rodada fora. O Kofu foi vítima do Shimizu S-Pulse, que embora inconstante, tem um belo time, e para azar do Ventforet, estava num dia inspirado e venceu por 3x0, sendo que poderia ter sido mais. Os Magpies abriram o placar aos 36 minutos da 1ª etapa, com belo gol de Toshiyuki Takagi, jovem jogador que vem crescendo nas últimas rodadas e pode ser mais um jovem da bela e talentosa geração japonesa que vem se incorporando a seleção principal. Vale lembrar que Toshiyuki, têm 20 anos, e é irmão de Yoshiaki Takagi, outro jovem, de apenas 18 anos, que joga no FC Utrecht da Holanda, e é um talento confirmado que em breve, deverá estar fazendo sucesso pelos Samurais Blues. Dois minutos após o gol, a mágica: Takagi fez bela jogada pela esquerda e cruzou, depois de muita confusão na área, Shinji Ono em jogada sensacional, levantou a bola e deu uma assistência de bicicleta para Naohiro Takahara marcar, pena que o gol foi anulado por impedimento. Três minutos depois, Takahara recebeu lançamento, dominou bonito no peito e chutou, mas a bola foi para fora. Mas aos 46 minutos, não teve jeito, e Ono provou mais uma vez, ser um gênio, acertando um belo chute de fora da área e marcando um golaço, ampliando a vantagem do Shimizu, que dominava totalmente o Kofu, para 2x0. No 2º tempo, as belas atuações do "Tensai" Ono e do trio ofensivo formado por Takahara, Genki Omae e Takagi continuaram, e agora, aliadas a uma boa atuação de Ljungberg, que entrara na segunda etapa. No entanto, os Magpies perdiam muitas chances. Mas ainda deu tempo para mais uma mágica: Ljungberg fez excepcional jogada pela direita, driblando 3 jogadores e tabelando com Omae, o jovem talento deixou para Ono, que em passe mágico, deixou o jovem na cara do gol para marcar e fechar o placar em 3x0. Um belo gol de Omae, após passe mágico de Ono e jogada espetacular de Ljungberg. O lindo gol e magnífica jogada, daquelas que dão prazer e justificam o amor pelo futebol, fecharam com chave de ouro a bela vitória do Shimizu, que se jogasse sempre no nível desta partida, estaria facilmente brigando pelo título, porém, como não é o caso, o time continua apenas figurando na J-League, esperando pelo término do torneio. Já o Kofu, agora na zona da degola, desespera-se, pois precisa vencer e secar os Reds para sair da zona do desespero.

Jogadores do Avispa choram o rebaixamento (Foto: Sankei)

E quem completa a zona da degola, juntando-se ao Montedio e Ventforet, é o Avispa Fukuoka, que foi derrotado por 3x1 pelo Albirex Niigata e matematicamente rebaixado à J2. Isao Homma e Cho Young Cheol duas vezes, abriram 3x0 para o Albirex, enquanto Yutaka Takahashi, nos minutos finais, diminuiu para o time de Fukuoka. Mas de nada adiantou, e o Avispa foi o primeiro rebaixado da J-League 2011. Os dois times agora, apenas cumprem tabela até o fim do torneio. O Albirex, com chances remotas de rebaixamento, precisa apenas de um empate para se garantir na elite no ano que vem, enquanto o Avispa, já rebaixado, não tem mais o que fazer na J-League.

E para fechar os destaques da rodada, o Cerezo Osaka mostrou que é realmente dependente de Hiroshi Kiyotake. Como você já tinha lido anteriormente em matéria especial aqui no Futebol Nippon, o meia voltaria aos gramados após quase um mês fora por lesão, na partida desta rodada contra o Jubilo Iwata, e não foi diferente. O meia voltou, e o Cerezo que vinha de duas derrotas com péssimas atuações na J-League, além de uma eliminação vexatória na Nabisco Cup, venceu e convenceu, goleando a Celeste de Iwata por 4x0, com grande atuação justamente de Kiyotake, que deu outra vida e estilo ao time. Ogihara duas vezes, Shu Kurata e Ryuji Bando marcaram os gols do Cerezo, que com a vitória, eliminou as remotas chances de rebaixamento, e agora, vai apenas cumprir tabela na J-League. O Jubilo, que precisa só de um empate para se garantir na elite e eliminar as remotas chances de descenso, também cumpre tabela até o fim do torneio.



Resultados:

Vegalta Sendai 0x0 Kawasaki Frontale

Montedio Yamagata 0x5 Gamba Osaka

Yokohama F-Marinos 1x2 Urawa Red Diamonds

Sanfrecce Hiroshima 1x3 Kashiwa Reysol

Omiya Ardija 2x3 Nagoya Grampus

Kashima Antlers 1x1 Vissel Kobe

Shimizu S-Pulse 3x0 Ventforet Kofu

Jubilo Iwata 0x4 Cerezo Osaka

Albirex Niigata 3x1 Avispa Fukuoka



Classificação:

1-Kashiwa Reysol.............62 pts

2-Gamba Osaka...............60 pts

3-Nagoya Grampus..............59 pts

4-Yokohama F-Marinos.........52 pts

5-Vegalta Sendai.................51 pts

6-Kashima Antlers..............45 pts

7-Shimizu S-Pulse..............44 pts

8-Sanfrecce Hiroshima............43 pts

9-Cerezo Osaka.......................39 pts

10-Jubilo Iwata....................38 pts

11-Albirex Niigata..................38 pts

12-Kawasaki Frontale.............38 pts

13-Vissel Kobe.................37 pts

14-Omiya Ardija............35 pts

15-Urawa Red Diamonds.......32 pts

16-Ventforet Kofu..............30 pts

17-Montedio Yamagata......21 pts

18-Avispa Fukuoka.............18 pts


Zona de classificação à Asian Champions League

Zona de rebaixamento

Rebaixado



Artilharia:

16 Gols:

Mike Havenaar - Ventforet Kofu

Joshua Kennedy - Nagoya Grampus

14 Gols:

Tadanari Lee - Sanfrecce Hiroshima

Nenhum comentário:

Postar um comentário