terça-feira, 19 de julho de 2011

Junya Nitta - Um recordista obscuro

JUNYA NITTA - 新田純也



O artilheiro Junya Nitta (Foto by: Nikkansports)

Quando você pensa nas palavras "atacante" e "Japão", que nomes vêm à sua cabeça? Certamente, jogadores já consagrados, como Masashi "Gon" Nakayama, Naohiro Takahara, Akinori Nishizawa, Kazuyoshi Miura ou até mesmo Keiji Tamada. Mas a realidade do homenageado da vez passa longe da de ser um ídolo com grande reputação nacional. Mas uma coisa não se pode negar: é um artilheiro nato! Dos campos da JFL para o Futebol Nippon, Junya Nitta do Honda FC!














O início
Nitta começou a carreira de futebolista aos 19 anos, em 1997, pelo então Honda Motors. A JFL era na época a 2ª Divisão no futebol japonês, visto que até então, ainda não existia a segunda divisão na J-League. Nitta viria a ser titular do Honda alguns anos depois.

Titularidade
No ano 2000, quando a JFL já era a terceira divisão nacional e já exista a J2, o então reserva Nitta vira titular da equipe e ajuda na campanha do vice campeonato da JFL. O título ficou com o Yokohama FC, que no ano seguinte disputaria a J2. Nitta já começara a brigar pelas artilharias da JFL, ajudando o Honda FC a conquistar a JFL em 2001. Como companheiro de ataque, tinha Tatsuya Furuhashi, que posteriormente viria a jogar na J-League. Em 2002 veio o bi campeonato, mas Nitta dessa vez passou longe de ser o grande artilheiro da temporada.

Nitta comemorando um de seus vários gols (Foto by: honda-fc.jp)

Com o passar dos anos, Nitta esteve perto de levar a "chuteira de ouro" da JFL pela artilharia. No ano de 2004, seu parceiro de ataque, Furuhashi era contratado pelo Cerezo Osaka, e Nitta se tornou então, o principal nome de frente do Honda. Em 2006, o Honda viria a ser tri campeão da JFL e Nitta em grande estilo ganhara o prêmio de MVP, fazendo parte do Time do Ano da JFL de 2006. Em 2007, o Honda não faturou nenhum campeonato, mas Nitta teve papel importante pelo time, ao levar a equipe até as Quartas de Final da Emperor's Cup, sendo eliminado pelo Kashima Antlers na prorrogação, após eliminar nas Oitavas, o gigante Nagoya Grampus.

Em 2008, o Honda foi outra vez campeão da JFL, e novamente, Nitta ganhou o prêmio de MVP da competição, eleito ao time do ano da JFL e de quebra, sendo chuteira de ouro pelos seus 25 gols e artilharia máxima da JFL naquele ano. 2008 foi o último ano que o Honda foi campeão do torneio. Nos dias de hoje, Junya Nitta é o maior artilheiro da história da JFL com seus 143 gols, recorde um tanto difícil de ser batido. Infelizmente, o atacante ainda não atuou na J2 ou J-League com seu clube por apenas um motivo: Mesmo sendo quatro vezes campeão da JFL, o Honda FC não conseguiu o acesso por não ser afiliado à J-League.

Que Junya Nitta faça mais gols para aumentar essa marca!


CARREIRA:
1997-hoje: Honda FC

TÍTULOS:
Japan Football League: 2001, 2002, 2006, 2008
Shakajin Cup: 1999

PRÊMIOS INDIVIDUAIS:
JFL Best Eleven: 2006, 2008
JFL Jogador Mais Valioso: 2006, 2008
Artilheiro: 2008

2 comentários: