quarta-feira, 20 de junho de 2012

Especial 10 anos: A primeira vez é inesquecível

No dia 9 de junho de 2002, Japão e Rússia protagonizaram mais um grande jogo na Copa do Mundo.
Protagonizaram no plural mesmo, pelo motivo de ambos terem feito uma grande partida, um duelo de gente grande.

Onze  samurais apoiados por 70 mil guerreiros no estádio de Yokohama (acervo pessoal)

A Rússia apesar do esquema cauteloso com apenas um atacante, estava muito bem municiada no meio-campo com os experientes Karpin, Smertin e Tytov, e com o jovem talentoso Izmailov. .Um meio-campo de dar medo em qualquer equipe. Além de contar com a empolgação da vitória sobre a Tunísia pelo placar de 2x0 na primeira rodada.
Porém, o Japão tinha armas para bater de frente com o paredão russo:
Inamoto, Nakata, Ono e Toda estavam preparados para o duelo em Yokohama.
Kazuyuki Toda, único meia defensivo do Japão na partida teve atuação memorável e segurou os russos com muita raça, disposição e entrega total. Um verdadeiro samurai dentro de campo (acervo pessoal)

As equipes vinham embaladas e com gana de vencer, o Japão queria fazer bonito em casa e também buscava a primeira vitória no mundial, já os europeus, mais um triunfo que praticamente os daria a classificação (a vitória garantiria pelo menos o segundo lugar da chave).

O primeiro tempo como de costume, foi muito bem estudado pelas equipes, com poucos arremates e tentativas ofensivas.
Matsuda, Koji Nakata  e Miyamoto, que entrou no lugar de Morioka, lesionado, compunham a defesa do Japão que foi impecável na primeira etapa.
O ataque bateu um pouco de cabeça com a dupla Yanagisawa e Suzuki.
Outra surpresa foi a entrada de Myojin no meio-campo, que fez um grande jogo.


Mas ao contrário da primeira, a etapa final foi eletrizante desde o início,  e o Japão impôs velocidade e começou a pressionar os russos, tática quase que instantaneamente deu resultado.
Toda (Ultraman haha) rolou a bola para Ono(sempre ele) na ala esquerda, que achou Yanagisawa na área, e o atacante, num passe magistral de primeira, quebrou todo o cinturão defensivo da Rússia e deixou Inamoto sozinho com o goleiro para marcar seu segundo gol no Mundial e o da vitória do Japão.
A festa foi enorme, o estádio de Yokohama tremeu.
Inamoto foi o grande nome japonês do Mundial de 2002 e artilheiro da equipe com dois gols (acervo pessoal)

Após o gol, tudo indicava que o Japão se retrairia e seguraria a vantagem, coisa que não aconteceu.
Os Samurais continuaram indo para cima, mas os russos não facilitaram e bloqueavam quase todas as tentativas ofensivas dos japoneses.
O técnico Troussier, vendo isso, tirou Suzuki, que estava muito cansado e colocou a lenda do futebol japonês, Gon Nakayama, aos 27 minutos do 2º tempo.
O veteraníssimo avançado foi o único atleta a marcar um gol na primeira Copa disputada pelo Japão (1998) e mais uma vez teria a chance de escrever seu nome na história.
Infelizmente, para Gon, isso não aconteceu.
Festa dos japoneses, jogaram muito bem e fizeram por merecer (Foto: Tomikoshi)

A partida acabou 1x0 e o Japão mais uma vez realizou um grande feito, conquistando a primeira vitória em uma Copa do Mundo, melhor ainda, em casa diante de 70 mil pessoas que vibraram freneticamente com a vitória.
Melhor ainda, como Tunísia e Bélgica empataram, o Japão dormiu como o grande líder do Grupo H.
A noite foi perfeita para os japoneses.


Japão líder do grupo,quem imaginou isso antes da Copa começar? (acervo pessoal)

O duelo contra a Tunísia na última rodada definiria de vez quem escaparia  do temido Brasil, líder do grupo C e já garantido como primeiro de seu grupo.

2 comentários: