segunda-feira, 18 de junho de 2012

Especial 10 anos: Japão 2x2 Bélgica

Caros amigos, como o tempo voa!
Nem parece que se passaram dez anos do primeiro ponto conquistado pelo Japão em Copas do Mundo.
O empate em 2x2 (poderia até ter sido uma vitória, mas o cruel destino caprichou nessa) foi emocionante do começo ao fim.

Seleção enfileirada diante da muralha japonesa (acervo pessoal)

O Japão tinha o peso do mundo nas costas na estreia, afinal, era o país sede e uma derrota logo de cara poderia prejudicar e muito o planejamento para o Mundial.
Troussier, pensando nisso, resolveu iniciar o jogo com uma escalação mais defensiva, com Morioka, Matsuda e Koji Nakata bem centralizados na defesa e com Inamoto e Toda de volantes.

Pensando em contra-ataques velozes, o francês escalou Ichikawa e Ono pelas alas, deixando Nakata centralizado para criar as jogadas de ataque e municiar Suzuki e Yanagisawa que eram os homens de frente.
A Bélgica também pensando em não perder, escalou um 4-5-1 fechadíssimo e também com a estratégia de jogar no erro do adversário.
O resultado disso foi um 0x0 muito truncado e até um pouco chato no primeiro tempo. Era visível o nervosismo  e o medo das equipes.


Veio o segundo tempo e os dois times mudaram completamente suas atitudes na partida.
Aos 10 minutos, em um apagão da defesa japonesa, o meia belga, capitão  e craque da seleção, Wilmots, em uma bicicleta estilosa botou os europeus na frente.
Mas a vantagem não durou muito: dois minutos depois, Ono em um lançamento preciso de trás da linha do meio campo botou Suzuki na cara do gol, e o atacante, de biquinho, empatou a partida para delírio dos 55 mil japoneses presentes no Saitama Stadium.
Suzuki comemora o empate japonês, era só o começo da alegria (Foto: Fifa.com)

 Com  o empate, Troussier resolveu explorar mais os contra-ataques: tirou Suzuki e colocou o meia ofensivo Hiroaki Morishima, para rodar mais a bola e dar velocidade no meio campo, e tirou Ono e botou Alex Santos.
O resultado foi imediato, Inamoto rouba a bola da defesa, toca para e Yanagisawa e ele volta para Inamoto, que faz fila  e chuta com força para a virada japonesa.
O delírio foi total, o estádio tremia de alegria e vibração!
Yanagisawa delira e corre para a galera em uma das comemorações mais épicas de todas as Copas (acervo pessoal)

O Japão depois do gol começou a abusar de chances perdidas e toque errados, e como diz aquele velho ditado: "Quem não faz, toma!"
Foi o que aconteceu, aos 30 minutos, Wilmots com toda sua genialidade, mandou um lançamento espetacular enganando todo o sistema defensivo japonês, e van Der Heyden sem dificuldade alguma, igualou o marcador.

O Japão poderia ter saído vencedor, merecia a vitória, mas o primeiro ponto marcado pela seleção em Copas do Mundo foi um momento mágico e inesquecível para a história do futebol no país.
Sem contar a bravura dos belgas, que deram combate aos japoneses e fizeram o espetáculo muito mais bonito com um jogo de entrega e dedicação.
Com toda a certeza foi UM GRANDE DUELO DO FUTEBOL MUNDIAL.

Camisa matchworn utilizada na partida (coleção pessoal)


2 comentários: