sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Um novo samurai

O grande nome da noite de 02/09/2011 no jogo contra a Coreia do Norte pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA 2014 foi o polêmico zagueiro Maya Yoshida.
Porém, outro jogador, grande tanto no sentido de tamanho, quanto no de valor, também fez a diferença, embora poucos tenham notado.

Trata-se de Mike Havenaar, atacante do Ventforet Kofu, que atualmente joga a J-1.

Havenaar deu outra cara ao futebol da seleção, com toda sua estatura, ele pôde fazer algo que raramente acontece no time: Segurou a bola na frente, e, atuando como pivô, manteve a posse no ataque. Mike também pode resolver o grande problema da seleção que é o jogo aéreo: Por pouco ele não deixou um golzinho na estreia oficial pela seleção, o travessão foi o grande vilão.

Havenaar na grande estreia pela seleção principal (Foto: Sanspo)


Um pouco sobre Havenaar:

O grandalhão sempre foi criticado por fãs e especialistas do futebol japonês, muitos (Inclusive eu) achavam que ele jamais renderia, que seria apenas um jogador de J-2 ou JFL, ainda mais com os fracassos e lambanças nas seleções de base japonesas.

Mike começou no Yokohama F-Marinos como profissional, mas não tinha muitas chances, sempre foi banco de goleadores como Suzuki, Kubo, Sakata e Marques, e quando entrava, não rendia nada, sempre jogava mal. Tanto é que sequer fez um golzinho em 4 anos de Marinos.


J2 e o boom na carreira:

Em 2008, Havenaar foi rumo a uma nova jornada na carreira: A segunda divisão japonesa. Lá o gigante guerreiro teve mais oportunidades de mostrar seu valor e acabou por conseguir. O primeiro time em que atuou na J2 foi o Avispa Fukuoka. Emprestado, em pouco mais de 20 partidas, marcou 7 gols, um bom começo.

No ano de 2009, Mike foi novamente emprestado, mas dessa vez, para o Sagan Tosu. Marcou 15 gols em pouco mais de 30 jogos.

A J-2 entrou em seu caminho mais uma vez no ano de 2010. O gigante foi emprestado ao Ventforet Kofu, onde deslanchou de vez e ganhou seu primeiro prêmio, ao se sagrar artilheiro da competição com 20 gols, conseguindo assim evoluir e crescer na carreira.

Havenaar na seleção (Foto: Sanspo)


J1, seleção japonesa e o sucesso:


Com os gols do Super Mike, o Ventforet Kofu conseguiu o acesso para a J1 e contratou Havenaar por definitivo. Muitos achavam que ele não renderia o que rendeu na segundona, só que mais uma vez, o grandalhão calou a todos. Ele já marcou 9 gols na temporada, e de quebra, foi convocado para a seleção principal japonesa.

Com o tempo, Mike amadureceu e aprimorou seu jogo, ganhou mais técnica, aprendeu a usar suas habilidades, corpo e altura, e agora, joga um bom futebol.
O atacante inclusive, já é pretendido por equipes como Shimizu S-Pulse, Jubilo iwata, Urawa Red Diamonds e Cerezo Osaka, para atuar na temporada 2012.
Big Mike também foi especulado pelo clube inglês Aston Villa, e também por equipes holandesas.


O grandalhão Mike, nova arma para o Japão (Foto: Sanspo)


Com sua estatura, Havenaar pode ajudar e muito a seleção japonesa, que tem muitos problemas no jogo aéreo. Daqui para frente, Big Mike pode ser fundamental à seleção.

Ganbatte Havenaar!

Um comentário: