quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Aguirre convoca o Japão com sete novatos

Por: Chico Ferreira

Javier Aguirre fez sua primeira convocação da seleção japonesa para os amistosos contra Uruguai (5/9) e Venezuela (9/9). Na lista muitas caras novas, ao todo foram convocados 23 jogadores, 12 são remanescentes do grupo que disputou a copa, três estão tendo outra chance de representar o Japão e sete estão tendo a primeira oportunidade de vestir a hinomaru.

Shibasaki, nome muito esperado na lista de Aguirre (Foto: Getty Images)
Para a primeira lista Aguirre foi bem, manteve a base do time (o que era esperado) e deu chances a jogadores jovens que estão tendo um bom desempenho na J-league como o volante Gaku Shibasaki, que vem sendo um dos principais jogadores da boa campanha do Kashima Antlers nessa temporada e já era esperado há muito tempo na seleção. 


Além de algumas surpresas como o goleiro Hayashi e o zagueiro Tasuya Sakai ambos do Sagan Tosu, time que vem fazendo uma campanha surpreendente no campeonato japonês. Algumas ausências como Takashi Usami e Takumi Minamino, este último esperava-se que estivesse nessa lista. No entanto para os primeiros jogos a lista agradou muito no geral.

Lembrando que Aguirre ainda não poderá contar com alguns jogadores que seriam nomes certos nessa convocação. Shinji Kagawa, Atsuto Uchida, Genki Haraguchi e Hotaru Yamaguchi não foram chamados porque estão lesionados.

Confira a lista completa:

Goleiros:
Eiji Kawashima (Standard Liège-BEL)
Shusaku Nishikawa (Urawa Red Diamonds)
Akihiro Hayashi (Sagan Tosu)

Defesa:
Yuto Nagatomo (Internazionale-ITA)
Hiroki Sakai (Hannover 96- ALE)
Gotoku Sakai (Stuttgart- ALE)
Ken Matsubara (Albirex Niigata)
Maya Yoshida (Southampton-ING)
Masato Morishige (F.C Tokyo)
Tatsuya Sakai (Sagan Tosu)
Hiroki Mizumoto (Sanfrecce Hiroshima)

Meio-campo:
Makoto Hasebe (Eintracht Frankfurt- ALE)
Gaku Shibasaki (Kashima Antlers)
Hajime Hosogai (Hertha Berlin-ALE)
Keisuke Honda (Milan- ITA)
Takahiro Ogihara (Sanfrecce Hiroshima)
Ryota Morioka (Vissel Kobe)

Ataque:
Shinji Okazaki (Mainz 05- ALE)
Yuya Osako (Colônia- ALE)
Yoichiro Kakitani (Basel-SUI)
Yusuke Minagawa (Sanfrecce Hiroshima)
Junya Tanaka (Sporting Lisboa-POR)
Yoshinori Muto (F.C Tokyo)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Japão enfrentará o Brasil em outubro

Por: Chico Ferreira

 A JFA já confirmou uma lista de amistosos que servirão como preparação para a nova fase da seleção japonesa, começando pela busca do penta asiático em 2015. Dentre as seleções adversárias temos quatro da América do Sul, uma delas é a seleção brasileira. O amistoso está confirmado pra o dia 14 de outubro em Singapura.

Nosso retrospecto contra a seleção canarinho não é nada favorável, em 10 confrontos com as seleções principais foram oito derrotas e apenas dois empates, e os últimos dois confrontos perdemos de goleada sofrendo sete gols e não marcando nenhum. E em toda história foram apenas quatro gols marcados e 27 sofridos, a vantagem brasileira é esmagadora.

Vantagem brasileira em confrontos contra o Japão é enorme (Foto: Getty Images)
Brasil e Japão estão iniciando um novo ciclo, ambos com treinadores novos e dispostos a mostrar bons resultados logo de inicio. Uma vitória contra uma grande adversária seria ótimo pra dar moral pro time, e acabar de vez com esse velho tabu de que o Japão amarela diante do Brasil. Aguirre já venceu a seleção brasileira quando treinou o México e pode mostrar o caminho para os japoneses.

Além do Brasil a JFA confirmou mais cinco jogos até novembro, são eles:

 5/9 - Japão X Uruguai - (Kirin Challenge cup)

9/9 - Japão X Venezuela - (Kirin Challenge cup)

10/10 - Japão X Jamaica – (Kirin Challenge cup)

14/10- Japão X Brasil – Singapura

14/11- Japão X Paraguai - (Kirin Challenge cup)

18/11 – Japão X Romênia - (Kirin Challenge cup)